02/07/2013 - 0:52
Uma pesquisa feita pela consultoria de RH Michael Page, traçou o perfil profissional dos executivos mais procurados por companhias na América Latina. Os engenheiros estão no topo da lista. Empresas do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia demandam profissionais com essa formação, além dos que têm conhecimento no setor de construção, indústria e óleo e gás.
Administração de empresas é grande o foco em todos os países pesquisados, sendo exigência em 28% das vagas publicadas na Colômbia e na Argentina, 27% no México e 25% no Brasil. Na área de tecnologia, a Colômbia é o país que tem que a maior demanda por este profissional, com 13%, seguidos do Brasil com 8%, Chile 7%, Argentina 5% e México 4%.
O estudo considerou 1.580 ofertas de emprego trabalhadas pela empresa no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile no primeiro semestre de 2013. “São demandas de praticamente todos os setores da economia que já iniciam um processo de retomada nas contratações de no segundo semestre e em 2014?, afirma Sergio Sabino, diretor de marketing e planejamento comercial do PageGroup para a América Latina.
Exigência de idioma
O inglês é exigido em mais de 50% das vagas abertas no site da Michael Page no Brasil. Nos outros países pesquisados, a exigência em relação ao conhecimento de um segundo idioma é igualmente grande e maior em alguns casos. No Brasil, 6% das oportunidades publicadas exigem domínio do espanhol. Nos países de lígua espanhola, por sua vez, não é necessário que os profissionais tenham domínio do português (em nenhum país a exigência ultrapassou 1%).
Habilidades comportamentais
O estudo da Michael Page também avaliou as habilidades de comportamento mais valorizadas pelas empresas na hora de contratar os seus profissionais. No Brasil, gestão de pessoas e relacionamento interpessoal são as habilidades mais visadas nas oportunidades publicadas (os itens aparecem em 43% e 31% das vagas disponíveis, respectivamente).
Capacidade de execução é a habilidade comportamental mais visada na Colômbia (89% das oportunidades exigem isso dos profissionais). Liderança e foco em resultados são destaque na Argentina (28%). No México, foco em resultados (20%) e liderança (17%) são as habilidades mais visadas. No Chile, gestão de pessoas é o item mais procurado como habilidade comportamental nas oportunidades disponíveis (30%).