Enquanto grande parte do Vale do Silício está lutando contra o congelamento de contratações e cortes de empregos, pelo menos uma empresa de mídia social ainda planeja continuar contratando: o TikTok.

O aplicativo de vídeo curto continua comprometido com sua meta de contratar quase 1.000 engenheiros em seu escritório em Mountain View. Essa meta de contratação específica está relacionada ao objetivo da empresa de garantir que os dados dos usuários dos EUA sejam supervisionados por uma equipe baseada nos Estados Unidos em meio ao escrutínio em Washington devido aos laços de sua empresa-mãe ByteDance com a China.

+ TikTokers são punidos e obrigados a lavar banheiros por criticar governador nigeriano

A notícia dos planos de contratação do TikTok foi relatada pela primeira vez pelo The Information.

O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, confirmou que a empresa ainda estava recrutando durante comentários na semana passada no Bloomberg New Economy Forum em Cingapura, em resposta ao tópico de demissões em outras empresas de tecnologia, incluindo a Meta, controladora do Facebook, e a Amazon.

“Sempre fomos mais cautelosos em termos de recrutamento”, disse Chew na conferência. “Neste estágio de nosso crescimento, acho que nosso ritmo, nossa cadência de contratação é ideal para nós.”

Nas últimas semanas, a Meta disse que estava cortando 11.000 empregos em toda a empresa, o Twitter cortou cerca de metade de sua equipe sob o novo proprietário Elon Musk e a Amazon confirmou que havia iniciado demissões em larga escala. Os atuais e antigos líderes dessas empresas disseram que expandiram muito rápido, principalmente durante a pandemia, quando os consumidores mudaram suas vidas online. Agora, essas mesmas empresas de tecnologia estão enfrentando uma forte demanda e cortando milhares de posições à medida que as condições econômicas mais amplas desmoronam e os temores de recessão aumentam.

A mudança no cenário de contratações no Vale do Silício pode ajudar o TikTok em sua tentativa de apaziguar os críticos e consolidar sua posição nos Estados Unidos, além de trabalhar para expandir para novas categorias de produtos.

O site do portal de carreiras do TikTok lista atualmente mais de 4.000 cargos globais, embora não esteja claro com que frequência o site de contratação é atualizado. Em outubro, quando alguns dos relatórios iniciais de congelamento de contratações e outras medidas de corte de custos começaram a surgir no Vale do Silício, o TikTok ganhou as manchetes por listar uma série de novas funções relacionadas ao comércio eletrônico que pareciam indicar que estava procurando criar um logística e rede de armazenagem nos Estados Unidos.

“Ainda estamos contratando”, disse Chew na conferência da semana passada, “embora, você sabe, em um ritmo que achamos que corresponde aos desafios globais que estamos enfrentando”.