02/08/2013 - 21:00
Cinema
A produtora paulistana O2, do diretor Fernando Meirelles, embarca em um dos seus projetos mais internacionalizados. A empresa anunciou que será coprodutora de Trash, em conjunto com as britânicas Working Title e PeaPie Films. A distribuição ficará por conta da Universal. O longa será filmado no Rio de Janeiro pelo inglês Stephen Daldry, indicado três vezes ao Oscar. A parceria internacional também se estende às estrelas do filme: os brasileiros Selton Mello e Wagner Moura contracenarão com a americana Rooney Mara e com o experiente Martin Sheen.
Agências
Destilados e químicos
Depois de conquistar a conta da marca de uísque Ballantine’s, da Pernod Ricard, a agência M&C Saatchi F&Q reconquistou o contrato da empresa química alemã Basf, ao vencer uma concorrência de três meses. Os acordos se estendem ao Brasil.
Marketing
Pipoca kosher
A Y&R preparou uma bem-humorada campanha de mídia impressa para promover o Festival de Cinema Judaico de São Paulo, realizado entre 6 e 11 de agosto. As peças mostram cenas bíblicas reproduzidas por personagens do cinema, como Darth Vader e os brinquedos de Toy Story, além de trazer mensagens para atrair mais pessoas de fora da comunidade judaica para ver os mais de 30 filmes programados.
Saúde
Neymar em Nova York
Ao mesmo tempo que faz suas primeiras apresentações pelo Barcelona, o craque Neymar poderá ser visto em um dos espaços mais nobres de anúncios da Times Square, em Nova York. Ele promove uma campanha do Instituto Arte de Viver Bem, de apoio à luta contra o câncer de mama. A criação é da agência VML.
Estratégia
Abre a boca
A americana Mondelez (ex-Kraft Foods) trabalha em novas campanhas de algumas de suas marcas mais conhecidas no País. A empresa vai trazer de volta, para a comemoração de 90 anos das gelatinas em pó Royal, o conhecido slogan “Abre a boca, é Royal”. Já a marca de drops Halls ganhará uma versão em bala mastigável, o Halls Soft, com o objetivo de conquistar um terço desse mercado no primeiro ano.
Bate-papo
Ricardo Buckup, fundador da B2 e vice-presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro)
Pela primeira vez, a Ampro promoveu um congresso para tratar do live marketing, ação feita presencialmente com o consumidor, uma atividade em forte crescimento dentro do mercado de comunicação:
O que caracteriza o live marketing?
Nada mais é do que uma comunicação cirúrgica com o consumidor. Seja em um festival de música, seja em um grande evento, uma viagem de incentivo ou promoção de vendas. Um exemplo de destaque recente é a oferta de bicicletas públicas em grandes cidades pelo banco Itaú.
Por que essa categoria está em expansão?
Existe uma demanda forte para as marcas estabelecerem uma relação mais próxima com o consumidor. Uma pesquisa global com consumidores apontou que 85% das marcas que eles conhecem não fariam falta em suas vidas. Existe muita oferta, e é necessário fazer ações individualizadas para se destacar.
Mas não é um paradoxo que, em tempos de redes virtuais, o marketing presencial se torne mais importante?
Há uma grande mudança no consumo. As redes sociais criaram uma necessidade de individualidade na comunicação. Essa personalização é transmitida para o mundo ao vivo.