O ator e humorista Renato Aragão, de 82 anos, foi internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca (RJ), nesta quarta-feira (7), após sofrer um Ataque Isquêmico Transitório (AIT). Ele foi diagnosticado com o quadro após sentir um desconforto em sua residência e ser levado pela esposa, Lilian Aragão, à unidade médica. O artista permanecerá internado no hospital sob vigilância neurológica.

No Instagram, o humorista publicou um vídeo tranquilizando os fãs. “Aí, gente! Garotada, eu estou bem. Não precisa se preocupar. Eu tô muito bem. Beijo!”, disse Aragão.

+ Saiba o que é e quais são os riscos do vírus Epstein-Barr, contraído por Anitta

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Renato Aragão (@renatoaragao)

O AIT é caracterizado por sintomas neurológicos súbitos semelhantes ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), como perda de força, alteração de fala, de sensibilidade, desvio de rima e tontura.

No AIT, os sintomas são breves, com duração inferior a 24horas, frequentemente inferior a 1 hora, explica a neurologista Luciana Alves. “No AIT, os sintomas são transitórios porque não ocorre uma lesão isquêmica no tecido cerebral como acontece no AVC”, afirma a médica.

Luciana explica que o AVC e o AIT possuem as mesmas causas, como fator ateroembólico ou cardioembólico, porém no AIT a obstrução do vaso é transitória e no AVC ela persiste, provocando isquemia da região irrigada pelo vaso acometido. Por isso, é fundamental investigar a causa para realizar a melhor prevenção de um novo evento vascular.

Para avaliar a presença de lesão, é necessário a realização de um exame de imagem. Nas primeiras horas a tomografia pode ser normal tanto no AVC quanto no AIT, por isso, caso disponível, o ideal é a realização de ressonância magnética que consegue detectar a lesão mais precocemente.

“O paciente com AIT deve ser internado e conduzido de forma semelhante ao AVC, já que pode ocorrer recorrência dos sintomas neurológicos e necessidade de investigação da causa”, orienta a especialista.