A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em alerta para a subvariante BA.2 da ômicron, que se tornou a mais comum no mundo e vem fazendo os casos de covid-19 aumentarem em vários países. 

De acordo com a organização, ela já é responsável por 86% dos contágios em todo o mundo e, embora já tenha sido identificada desde o final do ano passado, ela agora se tornou a sub variante que mais infecta.  

+BA.2: Subvariante da Ômicron é quase tão infecciosa como o sarampo, alerta especialista

Ela pode ser, inclusive, o motivo para os casos de covid na Europa terem aumentado nas últimas semanas. A Alemanha, que chegou a ter média móvel de 153 mil casos diários no dia 3 de março, registrou média de 223 mil na última terça-feira (29). A China, depois de dias com menos de 100 casos em fevereiro, registrou média móvel de 1458 casos.

Um estudo feito pelo Statens Serum Institut (SSI), instituição ligada ao Ministério da Saúde da Dinamarca, pesquisou 8,5 mil famílias e 18 mil pessoas e descobriu que a BA.2 é “substancialmente” mais transmissível. 

A pesquisa, publicada em janeiro e que ainda não foi revisada pelos pares, também mostra que pessoas vacinadas têm menos probabilidade de serem infectadas ou de transmitirem o vírus.  

Especialistas também são unânimes em dizer que o mundo vai continuar recebendo novas variantes e mutações do vírus e que, no entanto, é preciso confiar na cobertura vacinal dos países.