11/08/2022 - 18:25
A National Basketball Association (NBA), ou Associação Nacional de Basquete, dos EUA, vem encontrando maneiras inovadoras de tornar o esporte ainda mais relevante, aproveitando o movimento da web 3.0 e o fenômeno das redes sociais. A associação tem difundido a paixão pelo basquete por todo o globo. Aqui no Brasil, anunciou em maio do ano passado uma parceria com o streamer Gaules. Em maio deste ano, o influenciador e ex-jogador profissional de Counter-Strike brasileiro bateu um recorde na plataforma de transmissões ao vivo Twitch. Foram 710 mil espectadores simultâneos, número equivalente a nove maracanãs lotados.
A NBA transmite os jogos dos playoffs (eliminatórias) da liga, no Brasil, no canal do streamer da Twitch, com narração dele e de um de seus amigos, o Llauqs também streamer, mais especializado em basquete. A parceria fechada em 2021 resultou na transmissão de 100 jogos da NBA na Twitch, com 142 mil dispositivos simultâneos na estreia e chegando a mais de 3,5 milhões de horas assistidas nas lives das partidas.
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Segundo o Statista, o mercado da NBA movimentou em 2021 US$ 6,41 bilhões e o time que mais faturou no ano passado foi o Los Angeles Lakers, com um total de US$ 316 milhões. O preço de franquias da liga de basquete americana foi o segundo mais caro em esportes no país, custando em média US$ 2,12 milhões e perdendo apenas para as franquias de futebol americano da NFL, que tiveram o custo médio de US$ 3,04 milhões.
A bola da vez vez está com as NFTs, exploradas tanto pela liga quanto pelos jogadores. A NBA lançou pela primeira vez em 2020 o site Top Shot, cujo objetivo é ser uma loja virtual de colecionáveis digitais baseados em blockchain. A página da web oferece o que eles chamam de “momentos”: uma imagem digital de um jogador em uma situação importante no esporte, junto a um logo do clube.
Para conseguir os “momentos” o consumidor precisa comprar um pacote, que quando aberto vem de forma aleatória. Seguindo no âmbito das NFTs, para aumentar os ganhos e fomentar um mercado em volta disso, a marca também abriu um marketplace dentro do site, onde os donos de NFTs da liga podem comercializar os itens, com preços a partir de US$3, até US$ 368 mil, para “momentos” de jogadores mais raros e importantes.
O projeto foi feito em parceria com a Dapper Labs, os criadores da CriptoKitties, um jogo de celular baseado em blockchain e cripto ativos e teve investidores de peso como Michael Jordan, Kevin Durant e Klay Thompson. As compras no NBA Top Shot podem ser feitas através de diversas criptomoedas como Ether, Bitcoin, Ethereum e dinheiro comum. Será que a moda vai pegar também no futebol?