A demanda por produtos como copos descartáveis, caixas e canudos mais sustentáveis se somou ao aumento de pedidos de delivery para dar um novo impulso à indústria de embalagens. Braço do grupo argentino HZ, a Innovapack é um exemplo de empresa que cresce nesse cenário. Ela produz embalagens de papel cartão e tem em sua lista de clientes grandes varejistas alimentares e de higiene. No comparativo de janeiro a agosto de deste ano com o mesmo período de 219, o crescimento foi de 80,1% no faturamento. Agora, ela planeja investir R$ 30 milhões para aumentar seu parque industrial.

A pandemia fez do Brasil o maior mercado global em delivery, segundo pesquisa Euromonitor com 62 países. Um dos grandes desafios para a modalidade é justamente a embalagem, uma vez que é preciso encontrar materiais e formatos que não apenas agradem o público como sejam sustentáveis e capazes de manter a integridade do alimento com uma boa experiência para o consumidor.

A Innovapack se posiciona no quesito sustentabilidade, por ter embalagens recicláveis e que não utilizam plástico. Entre seus produtos, o porta-copo é um dos principais. Ele ganhou visibilidade uma vez que o papelão, material usado nesse tipo de embalagem, estava em falta, dado o grande volume da pandemia. Na busca por uma solução, a fabricante com seus produtos em papel cartão ganhou mercado. “A solução foi desenvolvida para atender a falta de um insumo específico, que era o papelão, e trazer ao cliente uma solução mais prática e de menor peso”, disse o diretor geral da Innovapack no Brasil, Marcelo Gaspar.

Nos desafios de crescimento para a Innovapack, a cadeia de suprimentos. A falta de papel no mercado atinge diversos setores, o que faz aumentar o valor do insumo e consequentemente o produto final. Para driblar essa questão, a estratégia da empresa está na diversificação de seus fornecedores, além de uma produção própria na Argentina, responsável por atender, principalmente, o mercado local.  “Hoje nós compramos de todos os fornecedores disponíveis no mercado com cotas determinadas”, disse Gaspar.

Em 2021 a Innovapack fez a primeira onda recente de investimentos em sua fábrica brasileira, na ordem de R$ 18 milhões e mais R$ 30 milhões são reservados até 2023 para aumentar a capacidade produtiva. Esse montante pretende manter o crescimento entre 67% e 70%, mesmo patamar registrado no comparativo 2019/ 2022.