Além das câmeras, da velocidade de processamento de dados e do espaço de memória, um dos componentes que evoluiu bastante com os smartphones foi a bateria. Tomemos como exemplo o iPhone. A primeira geração do celular da Apple era equipada com uma bateria de apenas 1.400 miliamperes (mAh). Na versão mais recente, o iPhone 14 Pro Max, a bateria é de 4.323 mAh, o que supostamente garante até quase 12 horas de uso contínuo.

Amazon vai demitir pessoal nos EUA, Canadá e Costa Rica

Mesmo assim, muita gente reclama que a bateria de seu smartphone acaba rápido demais e que é preciso recarregar mais de uma vez ao dia. Isso pode ser causado por maus hábitos do usuário. Os smartphones costumam ter baterias de Íon-Lítio, componente que passa por um processo de envelhecimento no qual a saúde da bateria se degrada conforme o tempo e não consegue manter a mesma carga original. Mesmo com esse processo, há medidas que podem ajudar a preservá-la por mais tempo. Confira:

  1. Ativar o modo de economia de energia. Esse modo reduz algumas funções e a capacidade de entregar energia ao seu aparelho, sendo ideal para conservar a vida da bateria por mais tempo.
  2. Evitar carregadores rápidos e sem fio. Essas modalidades de carregamento esquentam os componentes químicos da bateria muito mais rápido, o que acelera o processo de degradação. Assim como calor extremo, frio extremo também pode acelerar o processo. Carregadores com voltagens menores, como os básicos de 5V não esquentam muito o componente, sendo recomendados para uso a longo prazo e por longos períodos.
  3. Manter o dispositivo atualizado. Manter o smartphone atualizado pode garantir que você tenha as últimas versões de software que muitas vezes contém otimizações de performance que auxiliam no funcionamento e preservação da bateria.
  4. Ficar de olho nas estatísticas. A maioria dos aparelhos hoje tem uma seção nas configurações que mostra as estatísticas de uso e de saúde da bateria. Essas informações ajudam a entender as rotinas que mais drenam energia. Evitá-las pode garantir a conservação por mais tempo.
  5. Remover a capinha ao carregar. Alguns tipos de capa aquecem o smartphone durante o carregamento, resultando em uma degradação acelerada. É recomendado remover o acessório enquanto estiver carregando-o.