26/08/2025 - 13:13
O Spotify anunciou nesta terça-feira, 26, um novo recurso de mensagens dentro do aplicativo de áudio. A função batizada de Mensagens será liberada de forma escalonada para usuários Free e Premium com 16 anos ou mais.
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Os primeiros países que começam a ter a acesso à ferramenta ao longo dos próximos dias são Estados Unidos, Canadá, Brasil, União Europeia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
“Mensagens é um espaço dedicado para ajudar amigos e familiares a descobrirem novas músicas e podcasts no Spotify, além de oferecer uma nova forma para artistas e criadores terem seu conteúdo compartilhado”, anunciou a empresa.
Segundo o Spotify, o recurso foi criado atendendo a pedidos de usuários. “Para artistas, autores e criadores, o compartilhamento facilitado significa mais recomendações boca a boca e ajuda a conquistar novos fãs. Nosso objetivo é dar aos usuários o que eles desejam e tornar esses momentos de conexão mais fluidos e dinâmicos no aplicativo Spotify”, disse a plataforma no anúncio.
Como funciona
A ideia é que os compartilhamentos de conteúdo que já eram realizados pelos usuários, mas utilizando outras plataformas como Instagram ou WhatsApp, agora sejam feitos dentro da plataforma.
- Na aba do perfil do usuário (onde fica o símbolo com a primeira letra do nome) vai aparecer a opção ‘Mensagens’.
- Caso não apareça, verifique se na seção de ‘privacidade e social’, dentro de ‘configurações’, está liberada a opção ‘mensagens’
- Ao acessar a área de mensagens, vai aparecer a lista de contatos
- Basta iniciar uma conversa ou compartilhar uma música, playlist, podcast ou uma produção própria.


- Para convidar alguém a interagir na plataforma, basta procurar o nome do usuário no campo indicado:

- Para aceitar uma solicitação de chat, basta clicar em cima da notificação de mensagem e seguir a conversa
- É possível também reportar e bloquear usuários ou mensagens indesejadas

Preços
O recurso de mensagens não terá cobrança adicional. No começo deste mês, o Spotify anunciou um reajuste de preços na assinatura individual premium em mercados selecionados a partir de setembro, incluindo Brasil, onde o valor passa de R$ 21,90 para R$ 23,90, um aumento de R$ 2.
Os usuários serão notificados por e-mail, ou podem também conferir os preços atualizados neste link.
Em outros mercados, o preço da assinatura aumentará de 10,99 euros por mês para 11,99 euros (US$13,86), segundo informações da agência Reuters.
Lucro no último balanço do Spotify
Em 2024, o Spotify alcançou pela primeira vez lucro anual. Apesar de ações da empresa acumularem uma alta de quase 40% no ano, os últimos balanços do Spotify decepcionaram investidores, com novo prejuízo registrado no 2º trimestre.
Estratégia
A empresa tem se concentrado em aumentar as margens por meio de aumentos de preços e, ao mesmo tempo, equilibrar o crescimento de usuários em meio à intensificação da concorrência de rivais como Apple Music, Amazon Music e YouTube.
A empresa de streaming de música, que tinha 696 milhões de usuários ativos mensais no segundo trimestre, está investindo em novos recursos à medida que almeja 1 bilhão, de acordo com uma reportagem do Financial Times no domingo.
A plataforma vem expandindo sua biblioteca de conteúdo de vídeo, inclusive por meio de um programa de parceria que oferece opções de monetização para criadores de podcast.
*Com informações de Reuters