O TikTok anunciou na quinta-feira (21), em sua página oficial, novas políticas para contas de cunho político na plataforma. A empresa há muito tempo proíbe a publicidade política, incluindo anúncios pagos e remuneração direta para criadores desse tipo de conteúdo.

Atualmente, a rede faz isso proibindo o conteúdo em anúncios. Agora, também vai aplicar restrições nas contas de usuário. Isso significa que os perfis pertencentes a políticos e partidos políticos terão automaticamente o acesso aos recursos de publicidade desativados e estarão impedidos de monetizar seus vídeos e realizarem campanhas de captação de dinheiro.

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Segundo o app, as contas de cunho político serão identificadas dentro do aplicativo, para que as pessoas possam ter certeza que a ela pertence a uma figura política, partido e que é legítima “é uma forma de criar confiança entre criadores de alto nível e sua comunidade”, diz o conteúdo da publicação. A princípio, o teste de verificação dessas contas será feito nos EUA e chegará posteriormente em outros países.

Ainda não há data para as restrições no Brasil. Por aqui, a medida deverá afetar os mais de 20 milhões de usuários únicos que utilizam o TikTok, conforme dados da Start.io. Apesar de não chegar a tempo para as eleições brasileiras, deve dar mais legitimidade ao conteúdo político publicado e facilitar que o usuário identifique os perfis corretos.

A marca reforçou ainda o seu compromisso em ser uma plataforma de entretenimento e que o objetivo é encontrar um equilíbrio entre permitir que as pessoas discutam questões relevantes para suas vidas e, simultaneamente, proteger a plataforma criativa e divertida que a comunidade deseja.