06/01/2015 - 12:14
O Facebook começou, em dezembro, um processo de alteração de seus termos de uso. Até o fim de janeiro, algumas mudanças nos direitos e deveres da rede social serão realizadas.
A primeira e mais sentida delas foi a interação dos contatos do aplicativo de mensagens Whatsapp com a rede social.
Os usuários do Facebook começaram a ter os integrantes de sua lista de conhecidos no Whatsapp como sugestões para ser adicionados como amigos.
Uma das mudanças já feitas foi o acesso do Facebook às informações dos aplicativos móveis. A ferramenta pode, por exemplo, consultar quanto de bateria o usuário ainda tem, ou a potência de seu sinal celular.
Confira um resumo dos termos que começam a valer a partir do dia 30 de janeiro:
O que o Facebook pode fazer
O Facebook inicia seu texto afirmando que o usuário é proprietário de seus dados, mas que a empresa pode usá-los. A empresa, por exemplo, tem o direito de utilizar qualquer material de autoria do usuário que esteja em sua plataforma, sem pagamento. Essa permissão se encerra quando o usuário retira o material do Facebook ou sai da rede social. A empresa também afirma que o exclusão de um arquivo da interface do Facebook não quer dizer que ele não permaneça em seus bancos de dados, por questões de backup. A companhia de Mark Zuckerberg ainda permite que o usuário faça sugestões para melhorar o serviço, mas afirma que não vai pagar por elas.
O que o usuário não pode fazer
O usuário não pode mandar mensagens coletivas, nem usar o Facebook para ganhar dinheiro (para isto se deve abrir uma “Página” na rede social). Esquemas de pirâmide e o uso de robôs para acesso também não é permitido. Um usuário é proibido de ter conhecimento da senha de outro e copiar fotos dos perfis também é ilegal. Cometer crimes, assediar outra pessoa e atos de violência, como na vida real, são proibidos no Facebook. O usuário também não pode alterar a aparência da rede social (ou seja, nada de Facebook rosa). Quem está no Facebook é proibido de mentir em suas informações. O Facebook também exige que os dados presentes na plataforma sejam periodicamente atualizadas pelos usuários.
Quem pode estar no Facebook
Se o Facebook expulsar um usuário, ele não deve criar uma outra página. Menores de 13 anos também não são bem-vindos. Se alguém foi condenado por crimes sexuais é proibido de entrar na rede social de Zuckerberg.