Duas moças com menos de 30 anos, ?dissidentes? das grifes de luxo paulistanas Daslu e Mixed, ganharam status de ?bola da vez? no mundo da moda neste início de 2004. O falatório em torno de Ana Paula Raia e Fernanda de Goye vem crescendo nos últimos meses, mas a precoce consagração veio depois que elas roubaram a cena no Fashion Rio, em janeiro, no primeiro desfile de sua grife, a Raia de Goye. Resultado imediato: vendas, com ?v? maiúsculo, a ponto de literalmente esvaziar o estoque da butique da dupla. A loja, instalada em um loft no agitado bairro do Itaim, vem sendo apontada como o novo templo do consumo das bem-nascidas de São Paulo. Nova Daslu? Ana Paula e Fernanda juram que não. Trabalham só com sua marca e não têm a pretensão de rivalizar com a megaloja de Eliana Tranchesi. As estilistas admitem, porém, que o negócio iniciado com um investimento de R$ 500 mil decuplicou de tamanho em dois anos e meio e está pronto agora para uma fase de expansão, dentro e fora do Brasil.

Dissidência. À vontade na moderna loja da Raia de Goye, Fernanda traga seus cigarros e Ana Paula beberica seu guaraná diet enquanto relembram sua fulminante trajetória. Há dez anos, a primeira começava a desenhar a linha Basic da Daslu. Duas temporadas depois, era a vez da outra ser descoberta por Rodrigo Trussardi, um dos donos da grife Mixed, referência em elegância moderna com oito lojas no País. Foi somente em julho de 2001, porém, que as duas ex-colegas da Faculdade de Arquitetura Belas Artes de São Paulo cortaram seus cordões umbilicais e lançaram sua primeira coleção. ?Foi um sucesso muito grande, só na base do boca a boca?, sustenta Ana Paula. Trinta meses depois, a nova coleção delas tem 10 mil peças e, pela primeira vez, será vendida em lojas multimarcas.

A começar pela Selfridge, de Londres, na mítica Oxford Street. Ana Paula também negocia acordos com lojas de Nova York e Milão, dois dos maiores centros mundiais da moda. No Brasil, a primeira multimarca a vender Raia de Goye é a Chocolate, loja-sensação do Rio de Janeiro, com uma nova filial badalada em São Paulo. A Raia de Goye está selecionando ainda um revendedor por cidade em Belo Horizonte, Brasília, Recife e Curitiba. De um ano para cá, começaram a chover propostas de parceria no loft de Paula e Fernanda. Bancos, investidores, empresas, são muitas as ofertas já colocadas sobre a mesa. Todas prontamente recusadas: ?Para que ameaçar nossa liberdade se já estamos crescemos numa velocidade absurda??