A Receita Federal anunciou que concluiu antecipadamente o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda (IR 2025) das declarações entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências.

Ou seja, a partir de agora os próximos lotes de restituição do IR 2025 contemplará apenas contribuintes que entregaram fora do prazo ou que enviaram declaração retificadora.

+ Pix parcelado, mas com juros: entenda como vai funcionar e o que muda

Os contribuintes que não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do “Extrato do Processamento”. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Até o momento, no ano de 2025 foi pago um montante de R$ 36.690.346.875 em restituições de IRPF apuradas em um total de 22.679.085 declarações de ajuste anual.

Segundo a Receita, embora o cronograma oficial tenha estabelecido a liberação dos valores em cinco lotes, entre os meses de maio a setembro, “a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto”.

Como saber se caí na malha fina

A Receita ainda não informou quantos contribuintes caíram neste ano na malha fina.

Para verificar o status da declaração e pendências, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se a mensagem exibida for “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida.

Ao identificar pendências, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.