Segundo a astrologia, nesta segunda-feira, 21, junto com o início do verão, e com o raro alinhamento de Júpiter e Saturno, começa a nova era de Aquario, tão esperada desde os anos 1970, quando a música “Age of Aquarius”, do The Mamas and The Papas, embalou toda uma geração e virou trilha sonora do filme “Hair”.

Nesse novo tempo, que dura 2.160 anos, as características aquarianas mais básicas, como igualdade, solidariedade e fraternidade, irão reger o mundo. Acredita-se que a nova era será capaz de levar a energia carregada de 2020 e começar a trazer ares mais justos, mais livres e mais felizes. Fala-se ainda que será um período de autoconhecimento, de olhar para dentro.

+ Entenda o ápice do alinhamento de Júpiter e Saturno
+ Lua de Saturno Titã foi moldada pelas mesmas forças que a Terra

Para entender a coisa não é necessário recorrer a livros de astrologia. Basta traduzir do inglês a letra que se tornou ícone da contracultura.
“Quando a Lua está na sétima casa/ E Júpiter se alinha com Marte/ Então a paz guiará os planetas/ E o amor guiará as estrelas/ Este é o amanhecer da era de aquário/ Harmonia e compreensão/ Simpatia e confiança”, diz a letra escrita pelos atores James Rado e Gerome Ragni, que conceberam o musical em 1967.

“Hair” estreou em Nova Iorque e ficou em cartaz por 45 dias. Depois fez muito sucesso no palco da boate Cheetah até chegar a Broadway, onde aconteceram 1.750 apresentações.

No festival de Woodstock, marco hippie em 1969, por várias vezes a plateia quebrou o silêncio entre um show e outro cantando “Aquarius/Let the Sunshine In”, em coros de dezenas de milhares de vozes. Um desses momentos, debaixo de chuva forte, está registrado no álbum duplo “Woodstock Two”, lançado em 1971.

“Aquarius” era praticamente o mapa astral da nova era alardeada no epicentro hippie na Califórnia da segunda metade dos anos 1960.
Segundo os estudiosos da área, as mudanças não acontecem do dia para a noite. Acredita-se que nas últimas décadas a energia já rondava a vida das pessoas e do mundo. A transição vem acontecendo desde os anos 1960. Assuntos como meio ambiente, justiça social, tecnologia e ciência, dizem, estarão em plena ascensão nos próximos dois mil anos.