O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu a Ordem de Rio Branco nesta quinta-feira, 22, a mais de cem pessoas. Entre os agraciados com o grau de Grã-Cruz, o mais alto da honraria, estão o cantor e compositor Milton Nascimento, a atriz Fernanda Montenegro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Outras personalidades, como a deputada federal Erika Hilton (Psol) e o cantor Mano Brown, membro do grupo Racionais MCs também foram condecoradas em diferentes graus da Ordem.

A Ordem de Rio Branco ainda homenageou outros brasileiros notáveis por suas contribuições em diversas áreas. Se destacam entre os condecorados o escritor Itamar Vieira Junior, autor do romance Torto Arado, cuja obra tem ganhado reconhecimento nacional. Também foi concedida homenagem à cantora e compositora Teresa Cristina e artista plástica indígena Daiara Tukano.

Entenda o que é a Ordem de Rio Branco

Instituída no âmbito do Ministério das Relações Exteriores em 1963, a Ordem de Rio Branco tem o objetivo de “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas” e, assim, “estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”.

A comenda, criada em deferência ao Patrono da Diplomacia Brasileira, o Barão do Rio Branco, tem cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem.

A Ordem é dividida em dois quadros – ordinário e suplementar – o primeiro destinado a agraciar diplomatas brasileiros da ativa e o segundo, diplomatas aposentados e demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras