10/05/2013 - 21:00
Polêmica
O Conar, órgão de autorregulação da publicidade brasileira, barrou duas peças de propaganda por excesso de sensualidade, uma da fabricante de piscinas Igui e outra da cerveja Conti Bier, da paulista Casa di Conti. A segunda tem teor erótico mais forte, ao trazer a atriz de filmes adultos Vivi Fernandez simulando prazer ao beber uma garrafa long neck da marca. A relatora do processo no Conar criticou a cervejaria, que negara a existência de intenção erótica no filme. Os gemidos da atriz, no entanto, não escondem o duplo sentido da campanha, que foi suspensa. No caso da Igui, o que alertou o Conar foi o fato de sua propaganda trazer garotos simulando um afogamento para atraírem duas meninas mais velhas, de biquíni, e receberem respiração boca a boca. A empresa, nesse caso, se dispôs a mudar o filme de divulgação.
Marketing
Pense fino
A Coca-Cola instalou em alguns pontos turísticos de Paris máquinas de vendas da Diet Coke bem finas, para passar a mensagem de que o refrigerante ajuda a evitar a obesidade. A criação é do escritório francês da americana Ogilvy. A ideia, no entanto, já havia aparecido no portfólio de um criador brasileiro: Lucas Lima, que atua em Ribeirão Preto (SP).
Espetáculos
Nova convidada ao show
O portal de internet Terra fechou uma sociedade com a empresa de eventos Time For Fun, que ficará responsável por organizar os shows do festival de música Planeta Terra. A sociedade vale para quatro edições. Nos seis primeiros anos do festival, o Terra manteve um contrato com a BFerraz.
Campanha
Mensagem direcionada
Uma campanha de prevenção da violência contra crianças, criada pelo escritório espanhol da agência Grey, chamou a atenção por criar uma ilusão de ótica. Adultos com cerca de 1,75 metro de altura, por exemplo, viam o rosto de um menino. Crianças de até 1,35 metro tinham uma visão diferente: um garoto com hematomas e o número de um telefone para denunciar abusos. O truque está na imagem lenticular, que parece diferente de acordo com o ângulo em que se observa.
Esporte
Tabelinha veloz
Depois de vender a Óticas Carol, o empresário Marcos Amaro anuncia a fusão da sua empresa de marketing esportivo, One International Sport Business, com a Agência Manga, que será chamada Grupo M. Ela também terá como sócios o empresário Mario Moraes, ex-piloto da Indy, Lucas di Grassi, que correu na Fórmula 1, e Henry Guedes.
Bate-papo
Andrew Robertson, presidente global da BBDO
Em uma visita ao Brasil para anunciar a promoção de quatro executivos brasileiros a sócios da AlmapBBDO, Robertson conversou com a DINHEIRO:
Qual é o segredo para se fazer boa propaganda?
Acredito que uma boa ideia brilhantemente executada leva a isso. Mas não existe mágica. Apenas preparação. E, quando você acha que terminou algo, é aí que você realmente está acabado.
Qual é a sua impressão do momento do mercado brasileiro?
As pessoas falam dos países dos BRICS como se fossem parecidos. Mas eles são muito diferentes. O mercado brasileiro é muito desenvolvido. O melhor trabalho feito aqui está entre o que de melhor é feito no mundo.
Não é estranho ter acontecido um grande crescimento da verba publicitária direcionada à televisão, no último ano, no Brasil?
Durante algum tempo, se alguém dissesse acreditar na propaganda para tevê, seria criticado. Mas o consumidor do mundo inteiro gosta de assistir ao que chamamos de programação televisiva. Mesmo que ele a veja em alguma outra plataforma. Com a disponibilidade cada vez maior dos programas em diferentes aparelhos, não é surpresa ver um crescimento de gastos com as propagandas para a tevê.