12/07/2015 - 8:15
As autoridades da Indonésia fecharam novamente neste domingo o aeroporto da ilha turística de Bali após uma erupção do vulcão Raung, que provoca uma densa nuvem de cinzas.
O aeroporto internacional Ngurah Rai reabriu no sábado para permitir que milhares de turistas, bloqueados há dois dias, deixassem a ilha.
Mas neste domingo, o ministério dos Transportes anunciou que a nuvem de cinzas seguia novamente na direção de Bali e que o aeroporto permaneceria fechado por algumas horas.
Milhões de turistas visitam nesta época do ano a ilha de praias paradisíacas, a única hindu na Indonésia, país de maioria muçulmana.
O nível de alerta do monte Raung, de 3.300 metros de altura, foi elevado para o penúltimo de maior risco no fim de junho, depois que o vulcão começou a projetar lava e nuvens de cinza.
Neste domingo, as cinzas chegavam a 1.000 metros de altura e os ventos sopravam em direção sudeste, para Bali, segundo os especialistas.
O monte Raung é um dos 129 vulcões ativos na Indonésia, arquipélago situado no “círculo de fogo do Pacífico”, uma região de encontro de várias placas tectônicas.
grk-aa-sr/fp