A rainha Elizabeth II não resistiu à piora nas condições de saúde e faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O trono britânico será ocupado agora pelo seu filho mais velho, Charles.

Em fevereiro de 2022 a rainha completou 70 anos de trono, sendo a segunda monarca no mundo a ocupar o posto por mais tempo. Mas apesar da dedicação ao dever e toda cautela para não expressar suas emoções publicamente, a rainha não conseguiu escapar dos tabloides durante esse período e precisou enfrentar muitos escândalos envolvendo membros da família real. Relembre algumas histórias.

1. Irmã rebelde

A polêmica: A irmã mais nova de Elizabeth II, Margareth, deu bastante trabalho para a realeza. Conhecida como a “princesa rebelde”, Margareth sempre se mostrou “ousada” e seu primeiro escândalo foi quando assumiu um romance com o piloto da Royal Air Force Peter Townsend, que na época era 16 anos mais velho e divorciado.

No que deu: A princesa precisou escolher entre o amor ou as regalias da nobreza e preferiu continuar na família real. Mas, em 1960 ela conheceu o fotógrafo Anthony Armstrong-Jones, e se casou. A relação foi marcada por vários escândalos de infidelidades. Entre outros pares românticos da princesa, estavam Mick Jagger e até Pablo Picasso. Margareth teve problemas com álcool e drogas.

2. Acusação pela morte de Diana

A polêmica: Em 1997, na época da morte de Diana, já divorciada de Charles – outro casamento marcado por infidelidades –, a relação da família real com os britânicos ficou estremecida, especialmente de Elizabeth II, por sua postura fria e distante.

No que deu: Apesar da indignação que afetou o país pela maneira como a rainha se comportou na ocasião, a realeza continuou mantendo a mesma postura e ficou em silêncio até a véspera do funeral, quando falou ao vivo para todo o país.

3. Acusação de abusos sexuais

A polêmica: Andrew, considerado filho favorito da rainha, escandalizou a todos quando, em 2019, foi acusado de exploração sexual de menores. Ele foi acusado por Virginia Giuffre, de 38 anos hoje, mas tinha 17 quando passou pelos abusos.

No que deu: O segundo filho da rainha sempre negou as acusações, alegando que nunca se encontrou com Virgínia. No entanto, recentemente eles chegaram a um acordo e Andrew decidiu pagar uma indenização à mulher. O valor é confidencial.

4. Comportamento de Harry e o Megxit

A polêmica: O príncipe Harry, neto da rainha, também deu e ainda dá o que falar dentro e fora da família real. Na adolescência e juventude, além dos rumores de ter sido internado por problemas com álcool e drogas, está na lista de polêmicas o dia em que ele chegou a agredir um paparazzi e quando foi fotografado em uma festa usando um símbolo nazista. Já mais velho, Harry decidiu se casar com a atriz Meghan Markle, que culminou em seu afastamento da família real.

No que deu: Depois dos inúmeros escândalos quando mais novo, Harry mudou o comportamento quando se casou. No entanto, não deixou de ser polêmico. Em 2020 o casal anunciou que eram “financeiramente independentes” da família real, se afastando da monarquia. Hoje eles vivem nos Estados Unidos.