Um dos procedimentos estéticos mais populares, o lifting tem como função rejuvenescer a pele. Não há tratamento melhor para definir o novo capítulo da Espaçolaser, rede de clínicas de estética especializada em depilação a laser, que completa duas décadas de atividades de cara nova.

Essa nova fase se dá por dois principais fatores.
• O primeiro é a troca no comando da companhia. Magali Leite, até então diretora financeira e de relações com investidores, assume como CEO, após renúncia de Paulo Camargo, que liderou a empresa por quase dois anos. É a primeira mulher no comando da empresa.
• O segundo consiste na receita de R$ 1,6 bilhão em 2023, crescimento de 7% em relação ao ano anterior. A rede também reverteu prejuízo líquido de R$ 47 milhões, registrado em 2022, para lucro líquido de R$ 6,6 milhões no ano passado. Além disso, foram inauguradas 43 operações em 2023, somando um total de 850 unidades (lojas próprias e franquias) pelo Brasil e América Latina.

Uma das principais responsáveis pela virada da Espaçolaser no último ano, Magali chegou à empresa em junho de 2023 e liderou o processo de reestruturação das dívidas, que tiveram prazo médio alongado de 1,5 ano para 3,7 anos, a partir de sua terceira emissão de debêntures, no valor total de R$ 733 milhões.

A executiva disse à DINHEIRO que, além de focar no retorno para os acionistas e nos resultados, a estratégia compreendeu o planejamento do que chamou de um ‘novo normal’ da companhia. “As dívidas são consideradas de curto prazo, mas optamos por uma construção a longo prazo, definindo objetivos e uma nova estrutura, com o crescimento por meio de franquias.”

De acordo com ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Espaçolaser é a maior franquia de estética do País.
Ocupa a 21ª posição na listagem geral.
Com 218 franquias, a companhia entrou no segmento em 2015, expandindo os negócios e atraindo José Carlos Semenzato, do grupo SMZTO, e a apresentadora Xuxa Meneghel para a sociedade.
Em 2021, a rede de depilação a laser concluiu IPO no novo mercado da B3, sendo a primeira empresa de serviços de beleza a abrir capital no Brasil.

INVESTIMENTOS

Além da expansão por meio de franquias, o objetivo é ampliar a sua atuação internacional. Com 57 unidades no Chile, Argentina e Colômbia, a marca obteve crescimento no exterior de 23,9% em 2023, em relação ao ano anterior.

Para Magali, o Brasil deve continuar como o principal mercado da rede, devido ao tamanho do País e ao setor de beleza local. Segundo a consultoria Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.

A executiva afirmou ainda que a companhia “investiu em parceiros específicos no exterior que se dedicam às franquias e aos novos negócios em cada país”.

(Divulgação)

“Vamos oferecer mais autonomia para o cliente, opções de financiamento e fortalecer um portfólio dentro da especialidade para criar recorrência.”
Magali Leite, CEO da Espaçolaser

Com as contas em dia, esse novo capítulo da empresa também deve ser marcado pelo investimento em tecnologia, digital e na infraestrutura de suas lojas, segundo a CEO do Espaçolaser. São desafios para melhorar a jornada do cliente. “Vamos reforçar o investimento para melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços. O objetivo é oferecer mais autonomia para o cliente, opções de financiamento e fortalecer um portfólio amplo dentro da especialidade para criar recorrência”, disse Magali.

Apesar de ter sido fundada em 2004 pelo dermatologista Ygor Moura, o advogado Paulo Morais e o ex-militar Tito Pinto, a marca tem sua história pavimentada por mulheres. “Chegamos aqui através do trabalho de mulheres em todas as áreas da empresa e vamos seguir investindo em diversidade”, afirmou a executiva.

Segundo dados da rede, 95% dos 5 mil colaboradores diretos são mulheres. Na gerência e coordenação, a presença feminina é de 92%, número duas vezes maior que a média mundial de mulheres nesses postos.

De acordo com estudo da McKinsey e da LeanIn.org, entre 2015 e 2023, a participação feminina em cargos executivos cresceu de 17% para 28%. A presença de mulheres no quadro de colaboradores acompanha o número de clientes. Cerca de 83% dos 4 milhões de consumidores são mulheres.

Preparada para esse novo momento, Magali Leite, que já passou por empresas como Embraer e Casas Bahia, prova que é possível dar uma nova cara ao negócio, sem abrir mão da essência. Dessa forma, dando sentido à máxima de Belchior, imortalizada na voz de Elis Regina, “precisamos, todos, rejuvenescer”.