06/08/2025 - 18:40
Na continuidade do planejamento estratégico e mantendo o foco em ‘arrumar a casa’ com disciplina financeira desde a chegada da nova CEO, Magali Leite, a Espaçolaser reportou crescimento de 82% no lucro líquido ajustado, para R$ 8,8 milhões, no resultado referente ao segundo trimestre de 2025 reportado nesta quarta-feira, 6, após o fechamento do pregão.
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O resultado da Espaçolaser ainda mostrou um crescimento de 7% na receita líquida, para R$ 266,9 milhões, e um salto de 13,8% no Ebitda ajustado, para R$ 64,6 milhões.
Com os números, além de somar mais um trimestre no azul, a companhia mantém a sequência de melhora das últimas linhas do balanço – com 13 trimestres consecutivos de crescimento nos principais indicadores.
Somado a isso, a companhia comemora o que considera um ‘marco’, que é o atingimento de uma alavancagem que fica abaixo de 2x o Ebitda da empresa, queda de -0,24x ante igual etapa do ano anterior.
Isso, fruto de uma dívida líquida que encerrou o mês de junho em R$ 547 milhões, retração de 5% na base anual.
“A redução da alavancagem é um marco para nós e representa um consolidado de ações que temos tomado no sentido do nosso plano estratégico. Continuamos fazendo uma recomposição de preços muito alinhada ao nível de demanda que temos”, diz a CEO, Magali Leite, em entrevista à IstoÉ Dinheiro, frisando um avanço de 8% no ticket médio da companhia, para cerca de R$ 1,4 mil ao fim do segundo trimestre deste ano.
Na gestão do passivo, a companhia frisa que, dado o patamar atual da Selic – o maior para os últimos 19 anos – há um diálogo constante com o mercado, e nessa frente foram tomadas medidas como duas emissões de novas dívidas, uma no fim de 2024 e outra nos primeiros meses de 2025.
Leite comenta que as decisões foram tomadas visando uma dívida que ‘reflita melhor o nível de risco’ da Espaçolaser, na toada da melhora da percepção do mercado sobre a saúde financeira da companhia.
Ainda em maio, a Moody’s atribuiu nota de crédito ‘A.br’ para a empresa, com perspectiva estável. A visão dos analistas que fizeram elevação da nota é de que a companhia mostrou um ‘crescimento sequencial, com manutenção de margens acima da média, considerando que seus principais competidores estão fechando ou mudando de segmento de negócios’.
Barreira de entrada maior
Justamente nesse sentido, Leite destaca que a Espaçolaser tem investido pesado para aumentar diferenciais competitivos – tentando ao máximo afastar um dos maiores receios do mercado para com a companhia, que é o fato de a barreira de entrada para o nicho ser relativamente baixa, com possibilidade de concorrentes copiarem o modelo de negócio e os serviços sem muitos entraves.
A CEO, todavia, endossa que a marca conseguiu aumentar o distanciamento dos concorrentes que ‘copiam o modelo’ da Espaçolaser. Esse movimento teve como combustível um aumento substancial nos investimentos feitos pela Espaçolaser, que viu seu Capex sair de R$ 6 milhões no segundo trimestre de 2024 para R$ 10,8 milhões no segundo trimestre deste ano.
“Em parte, estamos investindo em sistemas, na melhora do aplicativo para melhorar experiência do cliente, para uma jornada mais autônoma. Outra parte [do Capex] foi para o sistema de resfriamento epidérmico, já que promovemos troca dos sistemas em praticamente metade das unidades”, explica a executiva.
Além disso, uma fatia dos investimentos foi direcionado ao retrofit da marca – que apostou em uma modernização, com mudança de posicionamento visual especialmente em lojas flagship.
Na parte da troca de sistemas de resfriamento, Leite aponta que a companhia é o único player do mundo com uma área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) própria. “Testamos produtos e insumos do mundo todo e estamos sempre olhando tendências”.
A visão é de que, dado o NPS de 86, a Espaçolaser deve conseguir se manter competitiva e líder de mercado, focando em diversificar a base de clientes.
“Ainda vemos muito espaço para trazer mais clientes homens para base. Fizemos ações combinadas, cross selling com Smartfit, Chilli Beans, Centauro. Somamos cerca de 700 parcerias e queremos manter o investimento na conquista de novos clientes.”
Expansão internacional da Espaçolaser
A Espaçolaser no 2T25 mostrou volume maior de abertura de lojas fora do Brasil do que em solo nacional – 13 contra 8 -, contudo a gestão segue com a postura de ‘expansão cautelosa.
“É um mercado que ainda tem bastante para crescer, mas colocamos muito foco em melhorar qualidade do resultado, performance financeira. Acho que vamos acelerar mais ainda, tem espaço para aumentar capilaridade no Brasil, é uma diretriz nossa. Fazemos isso com preocupação, não queremos aumentar nossa participação simplesmente para o negócio ser maior. Tem uma preocupação de sempre aumentarmos o retorno aos acionistas”, explica Leite.
Atualmente a companhia está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai, sendo que é líder de mercado nas três primeiras geografias.
O pós-Investor Day
Um dos pontos de virada para a companhia no mercado foi o Investor Day feito em meados de abril deste ano, quando a companhia dialogou com analistas de sell side e investidores e conseguiu afastar alguns dos receios.
Além da disciplina financeira, com melhora na alavancagem e no bottom line do balanço, a companhia mostrou que a geração da caixa e os reajustes foram suficientes para neutralizar a inflação e eventuais repasses de preços.
Com isso, as ações da Espaçolaser saltam cerca de 60% desde o início de abril. Os papéis ESPA3 negociam acima de R$ 1,10, ao passo que ficavam na casa dos centavos em boa parte dos meses do ano de 2024.
“É muito [alta desde o Investor Day], e sabemos que aquele dia contribuiu para isso. Já tínhamos muito recall do mercado da valorização que tem se dado para a consistência de melhora do resultado em praticamente todos os indicadores. Naquele dia, mostramos o resultado do ciclo de planejamento estratégico, que tem um horizonte longo de tempo. Estamos conseguindo entregar o que queremos em termos de estratégia”, reafirma a CEO da Espaçolaser.