O governo da Espanha anunciou a ampliação das limitações de voos vindo do Brasil e da África do Sul por conta da pandemia. As novas regras, divulgadas nesta terça-feira (13), limitam o acesso ao país do dia 20 de julho a 3 de agosto deste ano.

Segundo a legislação, apenas as seguintes pessoas estão autorizadas a embarcar em voos com origem no Brasil e destino na Espanha: cidadãos espanhóis ou de Andorra; estrangeiros com autorização de residência válida; e passageiros em trânsito internacional com uma escala de menos de 24 horas, sem deixar a área de trânsito do aeroporto.

+ Espanha exige libertação imediata de repórter de jornal detida em Cuba

Além disso, o governo espanhol está solicitando que cidadãos e residentes estejam vacinados ou apresentem um teste PCR negativo realizado nas 48 horas anteriores à chegada à Espanha.

Segundo o comunicado do governo espanhol, a medida visa diminuir o risco de importação de casos da África do Sul e do Brasil, mas acrescenta que “isso não nos impede de continuar tomando precauções extremas contra o potencial de propagação das variantes brasileiras e sul-africanas do vírus”.