28/11/2007 - 8:00
Está quase na hora. Em menos de dez dias, o mercado publicitário brasileiro conhecerá os 13 felizardos vencedores do Prêmio Caboré 2007, promovido pelo Meio & Mensagem. A festa marcada para o dia 4 de dezembro, Dia Mundial da Publicidade, reunirá a nata do mercado e até lá a DINHEIRO continua cobrindo os bastidores do Oscar da publicidade nacional. Nesta edição, detalhes sobre os candidatos de mais duas categorias: Profissional de Marketing e Profissional de Veículo.
Os mestres do marketing estão ansiosos. Glen Valente, do HSBC, Hugo Janeba, da Vivo, e Samuel Russel, da General Motors, confessam, unanimemente, que a indicação os surpreendeu. ?Ganhar o prêmio é programauma celebração?, disse ele. ?A nossa vitória foi ser indicado.? À DINHEIRO, o executivo antecipou que para 2008 a linguagem de comunicação do HSBC vai ser recheada de humor. Russel, da General Motors, também não esconde o orgulho ao ter o seu nome entre os três indicados. ?É uma grande honra ser considerado um dos principais profissionais de marketing do Brasil?, resumiu ele. O reconhecimento é justo. Há cerca de dois anos, ele iniciou uma estratégia de reposicionamento da montadora no mercado brasileiro para marcar a virada que a empresa dava no País.
?Rejuvenescemos a marca?, disse ele à DINHEIRO. O resultado é crescimento de vendas e uma participação de 21% no mercado brasileiro.
Estabelecer um ranking dos candidatos mais animados seria difícil, mas certamente Hugo Janeba e os outros senhores do marketing estariam no topo. ?O que fazemos no Brasil é o estado da arte no mundo?, declarou Janeba. ?Esse prêmio é o Oscar que reconhece este trabalho, um trabalho que é sempre de uma equipe.? Palavras de quem sabe o que fala.
Atenção: é hora do comercial!
Caboré está próximo da reta final
Toda ação publicitária tem como objetivo único tocar o consumidor. Nada mais justo, então, que ele, o consumidor, decida quem são os melhores. Certo? É justamente por seguir essa lógica que o Prêmio Caboré é tão reconhecido e tem tanta credibilidade no mercado.
Os 69 finalistas das 13 categorias são indicados por profissionais que conhecem profundamente o mundo da publicidade. Depois cabe aos leitores do Meio & Mensagem decidir quem são os melhores em cada categoria. Em Profissional de Veículo, o leitor-eleitor deverá escolher entre Claudio Santos (O Estado de São Paulo), Elian Trabulsi (Rede Record) e Marcelo Assumpção (Rede Globo). A disputa que as redes de televisão enfrentam no Ibope ganha eco no Caboré. Mas atenção! No prêmio, o critério não é a qualidade de grade de programa ção ou a preferência do telespectador que conta. O que está em análise é o trabalho que estes três profissionais têm desenvolvido para suas empresas.
A disputa, como nas demais categorias, é dura e os candidatos sabem disso. ?Sempre esperamos pelo reconhecimento, mas a indicação ao Caboré me surpreendeu?, disse Trabulsi, que concorre pela primeira vez. Outro estreante é Marcelo Assumpção, que disputa a corujinha após 29 anos de carreira. Assim como Trabulsi, Assumpção acredita que a experiência acumulada faz o êxito na carreira comercial, por isso a indicação é recebida em um momento mais do que oportuno.
?Acredito que a indicação é pelo trabalho construído ao longo dos anos?, disse ele. Para fechar a trinca, Claudio Santos, o único de mídia impressa. O resultado está aberto.