O excesso de açúcar no organismo pode levar a problemas sérios como diabetes, doenças cardíacas e renais. Isso acontece por conta que uma taxa de açúcar alta pode fazer com que a insulina, hormônio responsável por transportar a glicose no corpo, se torne insuficiente.  

A médica Bayo Curry-Winchell, em entrevista ao site norte-americano Eat This, Not That! (coma isso, não aquilo em tradução literal) apontou quatro dicas para conseguir identificar quando a sua taxa de açúcar pode estar acima do adequado. 

+Covid-19: vacina brasileira pode ser eficaz contra todas as variantes

Fadiga em excesso 

Se sentir cansado com muita frequência pode ser um dos sinais perigosos de que a sua taxa de açúcar não está boa. “Açúcar extra não significa mais energia. O corpo não é capaz de usar o excesso de açúcar para alimentar o que seu corpo precisa para atividade extra”, enfatiza Curry-Winchell.

Aumento da micção e da sede 

Outro órgão que pode estar prejudicado se o nível de açúcar em seu corpo estiver acima do normal são os rins e isso pode fazer com que você passe mais tempo urinando. “Os rins são incapazes de filtrar o excesso de açúcar no sangue e respondem tentando removê-lo, o que aumenta a quantidade de tempo e frequência que você urina e o coloca em risco de desidratação”, explicou. 

Visão turva 

A doutora explica que “níveis elevados de glicose podem aumentar a quantidade de vasos sanguíneos que se formam atrás do olho. Os vasos extras são prejudiciais e podem levar ao risco de cegueira”. 

Dormência e formigamento 

A hiperglicemia também pode prejudicar o sistema nervoso da pessoa. “O dano do nervo também é conhecido como neuropatia e pode sinalizar dormência ou formigamento nos dedos das mãos e pés”.