A Furia, equipe brasileira e uma das principais organizações mundiais de eSports, disputa a partir de sábado (11), a primeira rodada do campeonato mundial de automobilismo virtual, em Katowice, na Polônia, com premiação de 500 mil euros (R$2,8 milhões). O evento é promovido pela ESL, principal organizadora de competições de esportes eletrônicos do planeta, em parceria com a plataforma de automobilismo virtual Rennsport e leva o nome de ESL R1.

A equipe brasileira será representada pelos pilotos virtuais Jeff Giassi, Felipe Baptista, Caíque Oliveira e Victor Veloso, com a coordenação de Guilherme Bantel. Os brasileiros utilizarão a representação virtual do carro de competição BMW M4 GT3 2022.

+ LeBron reescreve história sobre ativismo de atletas a caminho do topo

Piloto virtual que foi para as pistas reais

Todos os pilotos da Furia vêm de grandes desempenhos nas pistas virtuais na temporada 2022, como a Porsche Esports Brasil, categoria na qual Giassi foi tricampeão de 2019 a 2021 e lhe deu a possibilidade de estrear nas pistas reais, sendo campeão em 2021 Porsche Cup Endurance Series, ao lado do piloto Enzo Elias.

“Nunca houve nenhuma competição nesse simulador, o Rennsport, então a gente não sabe qual será o ritmo dos adversários. Mas a equipe está muito confiante, eu estou confiante, acho que a gente vai chegar e andar bem. Podemos aproveitar esse cenário no qual ninguém conhece nada e usar como uma vantagem nossa,” projetou Giassi sobre a estreia.

Piloto da Stock Car

Outro membro da Furia com experiência nas pistas reais é Felipe Baptista. Em 2022 ele fez sua estreia na Stock Car com direito a uma pole position e uma vitória em seu primeiro ano na categoria. Adepto do automobilismo virtual, Baptista quer conciliar as competições reais e virtuais em 2023. “Sei que a minha experiência na Stock Car vai ajudar a me preparar para a R1 e também que a R1 vai me ajudar a desempenhar melhor na Stock Car. A expectativa é fazer um grande ano nas duas frentes.”

Marcas de peso envolvidas

A competição em Katowice marcará a estreia do simulador Rennsport, que ainda não foi disponibilizado para o público, nem em sua versão Beta. Mas o envolvimento da ESL e a premiação atraente reuniu 12 equipes tradicionais dos esportes eletrônicos.

Entre elas estão as equipes de Fórmula 1, Mercedes e Williams, representadas por seus times de automobilismo virtual, além de organizações com patrocínios fortes, como a BS Competion apoiada pela BMW ou a Coanda Esports, que tem o suporte da Porsche.

Evento terá transmissão ao vivo

Os eventos seguirão o mesmo horário tanto no sábado como no domingo e terão transmissão ao vivo nos canais da ESL R1 no Youtube, Twitch e TikTok. Confira os horários:

  • 8h – Início da Transmissão ao vivo
  • 8h30 – Quartas de final 01
  • 9h30 – Quartas de final 02
  • 10h30 – Quartas de final 03
  • 11h30 – Quartas de final 04
  • 12h30 – Semifinal 01
  • 13h30 – Semifinal 02
  • 14h30 – Final

Assista ao vídeo de apresentação do evento: