O antigo Registro Geral (RG) não será mais emitido em São Paulo a partir desta segunda-feira, 1. Quem busca uma primeira via de documento agora receberá a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que será padronizada em todo o país.

O novo documento poderá ser emitido nos locais onde antes era realizado o RG: unidades do Poupatempo e nos postos geridos pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.

+Detran do Rio emitirá novo modelo da Carteira de Identidade Nacional

A nova CIN será o único documento de identificação de brasileiros aceito em território nacional a partir de 28 de fevereiro de 2032. Até lá, ainda poderá ser utilizado o RG dos estados.

Para emitir a CIN em São Paulo é necessário agendar pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

A primeira via da CIN é gratuita. É necessário apenas apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples). Também é necessário preencher alguns requisitos:

  • Estar em situação regular na Receita Federal;
  • Não ter outra solicitação de CIN em andamento;
  • Estar acompanhado de responsável legal caso seja menor de 16 anos.