Vários Estados brasileiros enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira, 14. Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito Estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve apagão por até 20 minutos.

+ Preços de aluguel residencial sobem acima da inflação em setembro, aponta FipeZAP

Segundo informações divulgadas por distribuidoras de energia, uma contingência no Sistema Interligado Nacional (SIN) levou à interrupção do fornecimento de energia a consumidores em vários Estados do país.

“Às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte”, informou o

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que nesta terça-feira, 14 de outubro, às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

“A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste”, informou o ONS, em nota.

Segundo o operador, o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu “logo nos primeiros minutos”, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência.

O que dizem as distribuidoras

Segundo a distribuidora Amazonas Energia, houve uma perturbação no SIN às 23h32 de segunda-feira, interrompendo energia a bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara. Os serviços foram totalmente recompostos às 0h25.

A Light informou que 450 mil clientes chegaram a ficar sem energia após a interrupção de energia em onze de suas subestações, afetando parte da Baixada, Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro, e que toda a carga foi restabelecida às 01h05.

Já a Enel São Paulo, que atende a região metropolitana paulista, disse que 937 mil clientes chegaram a ser afetados, mas o serviço foi normalizado por volta das 0h40.

A distribuidora mineira Cemig não detalhou o número de clientes afetados, mas disse que o restabelecimento de 99% deles ocorreu até a 01h30. Às 06h12, todos os afetados haviam tido o fornecimento recomposto.

O Ministério de Minas e Energia apontou que o tempo de recomposição total foi inferior às ocorrências deste porte já ocorridas no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A pasta disse ainda que está programada para esta terça-feira uma reunião preliminar com os principais agentes envolvidos para identificar as causas da ocorrência.

Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo