Uma taça de prosecco, canapés de salmão e o som de uma banda de jazz. É nesse contexto refinado que potenciais clientes da imobiliária Abyara podem conhecer um dos projetos da empresa. Em parceria com empresários paulistas, a empresa lançou o Diogo Casual Building, um bar montado no estande de vendas do edifício Diogo Home Boutique, num bairro nobre de São Paulo. A idéia é atrair o comprador de alta renda, público-alvo de imóveis de luxo. É a nova estratégia do setor imobiliário para acabar com a dificuldade de levar clientes endinheirados até os pontos de venda. Para reverter a situação, vale tudo: contratar famosos, organizar cursos de vinhos e oferecer jantares. Alguns estandes têm aulas de jardinagem e até consultoria de decoração.

Segundo Rogério Santos, diretor de marketing da Abyara, empreendimentos conceituais como o Diogo Home Boutique são ideais para serem associados a eventos de cultura e lazer. O projeto é voltado a profissionais bem-sucedidos e sofisticados. Atingir uma clientela tão selecionada requer maior esforço de venda. No lançamento do prédio, a Abyara organizou um show com as cantoras Maria Rita e Fernanda Porto que reuniu 1,2 mil convidados. Em novembro, a apresentadora Luciana Gimenez comemorou ali seu aniversário. A idéia de criar um bar no endereço partiu dos empresários Fábio Pardo e Mário Levi. Com eles, há sócios investidores como Marina Mantega, filha do ministro do Planejamento Guido Mantega. O funcionamento é diário, com shows ao vivo. É uma aposta de curto prazo: em dezembro, o estande será derrubado.

O lançamento do condomínio Chácara Alto da Boa Vista, em São Paulo, foi marcado por uma imitação do reality show televisivo Big Brother Brasil. Thyrso e Manuela, que participaram do programa da Globo, passaram quatro fins de semana num apartamento montado no local. Ali, foram instaladas câmeras que exibiam o dia-a-dia do casal no site da incorporadora Gafisa. Em setembro deste ano, a Gafisa fez outra iniciativa: uma degustação de vinhos com sommeliers para divulgar o residencial Villagio Panamby, na capital paulista.

Um dos objetivos da nova estratégia é aproveitar os momentos de lazer do consumidor para fechar negócios. No Rio de Janeiro, foi inaugurado em outubro o Lounge Gafisa, uma loja de 450 metros quadrados no shopping Rio Design Center Barra. Ali foi montado um show room de materiais de construção com várias opções de pisos, revestimentos e louças, com arquitetos à disposição. ?No futuro, teremos noites de autógrafos e cursos?, diz Francisco Pedroso, diretor da Gafisa no Rio. ?As pessoas estão mais caseiras. Quando o cliente sai, quer encontrar tudo num lugar só.?