A empresa estatal de petróleo do México, a Petróleos Mexicanos (Pemex), registrou um lucro líquido no segundo trimestre, revertendo uma perda no mesmo período do ano anterior, à medida que ganhos cambiais e impostos mais baixos ajudaram a compensar a queda nas vendas.

A Pemex obteve um lucro de 59,5 bilhões de pesos mexicanos (US$ 3,2 bilhões) no período de abril a junho, em comparação com uma perda líquida de 73,3 bilhões de pesos mexicanos no segundo trimestre de 2024.

As vendas no trimestre caíram 4,4%, para 61,6 bilhões de pesos mexicanos, devido ao menor volume de vendas de petróleo bruto e aos preços mais baixos de gasolina e diesel, parcialmente compensados por preços mais altos de gás natural e gás liquefeito de petróleo. A Pemex reportou uma perda operacional de 11,1 bilhões de pesos mexicanos.

A produção de petróleo bruto e condensados caiu 8,6% em relação ao ano anterior, para 1,64 milhão de barris por dia, afetada por um declínio natural de campos offshore e onshore e atrasos na conclusão de poços de alta complexidade, segundo a Pemex.

A dívida da empresa era de US$ 98,8 bilhões no final de junho.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão/Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.