20/07/2022 - 23:24
Mesmo com o alto índice de pessoas desempregadas no Brasil, o número de pessoas que têm pedido demissão vem batendo recordes. O país registrou 6,175 milhões de pedidos de demissão nos últimos 12 meses até maio. Trata-se de um recorde, em meio ao desemprego alto e à dificuldade dos trabalhadores de voltar ao mercado de trabalho.
Esse número equivale a 33% do total de desligamentos de trabalhadores no período (18,694 milhões). Ou seja, 1 de cada 3 desligamentos foram voluntários (a pedido do trabalhador).
+ Confira 320 vagas de emprego para áreas de tecnologia no Brasil e exterior
Chefes e funcionários devem se preocupar com a qualidade do ambiente de trabalho, mostrou a pesquisa. Um estudo de 2020 no International Journal of Environmental Research and Public Health determinou que um local de trabalho tóxico “pode ser prejudicial e levar a estresse desnecessário, esgotamento, depressão e ansiedade entre os trabalhadores”. Além disso, descobriu que o bem-estar negativo dos funcionários se espalhará para outros trabalhadores e reduzirá a qualidade do trabalho que eles realizam.
O estudo também descobriu o inverso: o bem-estar dos funcionários aumenta o desempenho no trabalho, e um local de trabalho que apóia ativamente os funcionários “traz sustentabilidade ao desempenho organizacional”.
Basicamente, um local de trabalho tóxico é uma má notícia para todos os envolvidos.
Do lado dos trabalhadores, o aumento do estresse e da depressão de uma vida profissional ruim também pode sobrecarregar as relações interpessoais, disse Alisha Powell, uma terapeuta cujas áreas de prática especial incluem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
“Muitas vezes, os funcionários podem trazer esse estresse para suas famílias, e é algo que afeta sua vida cotidiana, mesmo quando não estão no trabalho”, disse Powell.
Além da piora da saúde mental e dos relacionamentos tensos, os funcionários também podem recorrer a drogas ou álcool para lidar com o estresse, disse a Dra. Kristen Fuller, revisora médica especializada em saúde mental e dependência com formação em medicina familiar.
Reconhecendo um local de trabalho tóxico
Powell disse que essa cultura de trabalho tóxica também é demonstrada quando os funcionários se sentem obrigados a responder a chamadas, mensagens e e-mails relacionados ao trabalho fora do horário, o que constitui trabalho extra não remunerado.
O que fazer em um ambiente de trabalho tóxico
Se você se encontra em um ambiente de trabalho tóxico, Powell e Fuller aconselharam que talvez seja hora de procurar um novo emprego. “Você pode fazer todos os mecanismos de enfrentamento para lidar com isso, mas não acho que você deva lidar com isso”, disse Fuller. “Eu acho que você deveria sair disso.”
No entanto, sair imediatamente antes de conseguir um novo emprego não é viável para muitas pessoas por razões financeiras, disse Powell.
Se você não pode simplesmente levantar e ir embora, Powell deu algumas sugestões. Para tentar fazer melhorias no trabalho, você deve pensar em quais limites deseja impor e começar a trabalhar neles, disse ela. Se você deseja mostrar aos seus colegas de trabalho que não está disponível fora do horário de trabalho, mas tem medo de dizer isso diretamente, pode configurar seu telefone para enviar chamadas para o correio de voz quando estiver fora do expediente. Ou defina sua assinatura de e-mail para dizer que depois de um certo tempo, você só responderá no próximo dia útil.
Se houver problemas que você deseja chamar a atenção de seu supervisor, você pode torná-lo menos assustador escrevendo um roteiro para si mesmo, acrescentou Powell.
Fora do trabalho, ela recomendou implementar mais práticas de autocuidado em sua rotina diária, como atividade física ou hobby. Ela também enfatizou a busca de terapia para gerenciar o estresse relacionado ao trabalho.