Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a meditação é um instrumento para fortalecimento físico, emocional, mental, social e cognitivo. Para quem não é adepto da prática, vale experimentar um recurso interativo guiado. A Netflix tem em seu catálogo a série Headspace, que conta com 3 títulos quem procura meditar.

+ São Paulo: 1,6% da população sofreu estresse pós-traumático em 2022

Headspace Guia para Dormir Melhor, Headspace – Meditação Guiada e Headspace Para Relaxar são documentários interativos destinados a meditação. As imagens coloridas aparecem na tela enquanto o narrador pede que o usuário escolha uma das modalidades – relaxar, meditar ou dormir. 

Com o controle remoto nas mãos, é possível clicar na escolha, e caso o clique esteja errado ou a pessoa mude de ideia, há opção de alterar a última decisão. “Como você está se sentindo?”, pergunta a narradora, e o telespectador pode escolher características entre estresse, agitação e insônia. 

O narrador pede que o usuário se encoste no sofá e relaxe, usando uma voz parecida com ASMR (Resposta Sensorial Autônoma dos Meridianos). No documentário principal, há episódios sobre como lidar com raiva, estresse e dor. 

Outro recurso interessante é o de meditação para fins de sono. No Headspace – Guia para Relaxar, o narrador oferece 4 histórias interativas para dormir. O usuário pode escolher entre Descanso a beira mar, Trem rural, Livraria Pé da Lareira e Aquário do luar. 

Segundo o governo federal, as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), da qual a meditação faz parte, estão no conjunto de práticas de atenção à saúde, baseado em teorias e experiências de diferentes culturas, utilizadas para promoção da saúde, prevenção e recuperação, conforme definição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Veja aqui a lista de terapias sugeridas