A Alemanha está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudos para cursos de pós-graduação para alunos de países em desenvolvimento.

Oferecidas pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), órgão do governo alemão que cuida dos intercâmbios no país, as bolsas de estudo tem o objetivo de capacitar e qualificar os alunos.

+ Latam abre processo seletivo com foco na diversidade e inclusão; veja as vagas

Além do Brasil, estudantes de países como Argentina, Síria, Filipinas, Turquia, Bolívia, Paraguai e Venezuela são elegíveis as bolsas de estudo. Outro requisito para concorrer é ter mais de dois anos de experiência profissional.

Valor da bolsa

O programa tem duração de três anos e meio, de acordo com o curso, enquanto os valores são de 934 euros ao mês (cerca de R$ 5.150) para os estudantes de mestrado, e de 1.200 euros (em torno de R$ 6.600) para os alunos de doutorado.

Existe a possibilidade de valores adicionais para a despesa com seguro saúde e subsídio de viagem e, em casos especiais, direito a uma bolsa para aluguel e para acompanhantes, como cônjuge ou filhos.

Como participar?

Os interessados devem se candidatar para o curso desejado, diretamente no site das universidades cadastradas no programa. Por esse motivo, o prazo para se candidatar varia de acordo com cada instituição. Após uma seleção inicial, os candidatos pré-aprovados são informados para enviarem seus documentos para o portal do DAAD. A lista completa de cursos e universidades para 2023/2024 podem ser encontradas neste link.