23/10/2021 - 16:42
Um estudo publicado na revista norte-americana Digital Journalism aponta que notícias locais são abafadas em prol de notícias nacionais em plataformas como o Facebook.
Os pesquisadores Benjamin Toff e Nick Mathews analisaram um conjunto de quase 2,5 milhões de postagens no Facebook postadas por meios de comunicação local do Arizona, Minnesota e Virgínia. A justificativa da escolha foi que nenhum dos estados escolhidos eram nem muito pequenos e nem muito grandes.
+Trabalho híbrido pode piorar qualidade do sono, diz pesquisador
Para o estudo eles se concentraram no engajamento total das notícias, que consistia em todas as reações possíveis, incluindo o número de seguidores das páginas. Também a dividiram entre hard news, em que enquadraram editoriais como política, educação e saúde, e soft news, com postagens sobre esporte, lazer, artes e animais.
As conclusões do estudo foram que as postagens mais voltadas a hard news tiveram melhor performance no Facebook. Além disso, canais que pertencem à redes nacionais postam mais conteúdo adaptado e páginas que pertencem à redes de capital aberto estavam entre as mais ativas da plataforma e propensas a receber taxas mais altas de interação.
“Acreditamos que as descobertas lançam luz sobre como o Facebook –combinado com estruturas de propriedade de mídia– pode dificultar a tarefa de servir às comunidades locais com notícias originais que satisfaçam necessidades cívicas importantes”, apontou Mattews em sua conta no Twitter