25/07/2022 - 20:05
Se você tem a rotina de tirar cochilos diários, saiba que isso pode aumentar os riscos de desenvolver pressão alta ou de ter um acidente vascular cerebral por conta de maus hábitos de sono. É o que aponta um estudo publicado na revista especializada Hypertension, da Associação Americana do Coração, nesta segunda-feira (25).
A pesquisa foi feita por 11 anos com 358 mil pessoas entre 40 e 69 anos no Reino Unido que não tinham histórico de AVC nem de pressão alta. Os especialistas fizeram uma coleta de urina, saliva e sangue entre todos os participantes, além de questionarem sobre seus hábitos de vida.
+Adélio passará por perícia médica nesta segunda (25)
Na comparação com os que responderam que “nunca tiram uma soneca”, os que tinham o hábito de cochilar apresentaram 12% a mais de desenvolver pressão alta e 24% a mais de sofrerem um AVC.
O estudo também destaca que essas duas doenças nunca têm uma única causa, e que os que responderam que tiram cochilos durante o dia também apresentavam hábitos não saudáveis como o tabagismo e o consumo diário de álcool, além de insônia.
O diretor do Programa de Pesquisa em Saúde do Sono e da Clínica de Medicina do Sono Comportamental e professor de psiquiatria da Universidade do Arizona em Tucson (EUA), Michael A. Gardner, reforçou que um sono desregulado pode ter relação com ambas as doenças. “Muitas pessoas que tiram sonecas podem fazê-lo por causa do sono ruim à noite. Dormir mal à noite está associado a problemas de saúde, e cochilos não são suficientes para compensar isso”, explicou.