02/07/2025 - 8:00
A Ambipar, multinacional brasileira de serviços ambientais, anunciou a inauguração de seu primeiro posto com oferta de etanol produzido a partir de resíduos da indústria alimentícia, o Ambiálcool. O combustível abastecerá parte da frota de veículos da empresa.
+ ‘Refrigerantes sólidos’ surgem como opção aos gases poluentes do ar-condicionado
O Ambiálcool, localizado na cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo, é parte final de um projeto iniciado em 2021. Após resultados positivos a partir de testes com resíduos de açúcar varridos no Porto de Santos, a Ambipar passou a produzir álcool proveniente de sobras do processo produtivo e controle de qualidade como balas, chocolates, biscoitos, macarrões, pães, entre outros.
Cada tonelada desses resíduos, desde que tenha alto teor de açúcar, pode produzir de 200 a 350 litros de álcool concentrado, processado em fermentadores e destiladores em uma unidade parceira da Ambipar. Por mês, a Ambipar processa mais de 500 toneladas de resíduos da indústria de alimentos.
Desde o início do projeto, já foram produzidos pelo menos 500 mil litros de álcool, nas versões 46%, destinado à limpeza, e 70%, para higienização, além do etanol.
“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, explica Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.