Os ETFs atrelados a criptomoedas foram o grande destaque dessa classe de ativos na bolsa de valores brasileira em 2024, aponta levantamento elaborado pela Quantum Finance. O Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice (BITH11), atrelado ao bitcoin, chegou a acumular alta de 175,43% no ano.

+Fundos Imobiliários: O que esperar dos FIIs em 2025

+Emissões de dívida corporativa batem recorde em 2024; o que esperar para 2025?

Em 2025, especialistas consultados pelo site IstoÉ Dinheiro acreditam que o bom desempenho deve se manter. É necessário cautela, no entanto, pois também pode haver um momento de realização dos lucros, com forte queda dos ativos.

Outros ETFs que se destacaram no ano passado estavam vinculados a ativos de tecnologia listados na bolsa de valores estadunidense, caso do BTG Pactual Pactual S&P/B3 Ingenius (GENB11), que acompanha empresas famosas pela inovação; do It Now NYSE FANG+ (TECK11), com as 10 maiores empresas de tech; e do Investo ETF Global Video Gaming & Esports Investimento no Exterior (JOGO11), atrelado especificamente ao setor de jogos eletrônicos.

Ranking dos ETFs com maior alta em 2024

#NomeTickerBenchmarkRetorno – 2024
1HASHDEX NASDAQ BITCOIN REFERENCE PRICE FUNDO DE ÍNDICEBITH11Nasdaq Bitcoin Reference Price175,43%
2QR CME CF BITCOIN REFERENCE RATE INVESTIMENTO NO EXTERIOR FUNDO DE ÍNDICEQBTC11CME CF Bitcoin Reference Rate169,06%
3IT NOW BLOOMBERG GALAXY BITCOIN FUNDO DE ÍNDICEBITI11Bloomberg Galaxy Bitcoin161,83%
4HASHDEX NASDAQ CRYPTO INDEX FUNDO DE ÍNDICEHASH11Nasdaq Crypto Index157,07%
5EMPIRICUS TEVA CRIPTOMOEDAS TOP20 FUNDO DE ÍNDICE INVESTIMENTO NO EXTERIORCRPT11Teva Criptomoedas Top20140,77%
6BTG PACTUAL S&P/B3 INGENIUS FUNDO DE ÍNDICEGENB11S&P/B3 Ingenius Index100,93%
7IT NOW NYSE FANG + FUNDO DE ÍNDICETECK11NYSE FANG+92,05%
8INVESTO VANECK ETF MARKETVECTOR SMART CONTRACT LEADERS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FUNDO DE ÍNDICEBLOK11MarketVector Smart Contract Leaders Brazil90,18%
9INVESTO ETF GLOBAL VIDEO GAMING & ESPORTS INVESTIMENTO NO EXTERIOR RESP LIMITADA FUNDO DE ÍNDICEJOGO11MVIS Global Video Gaming & eSports Index86,77%
10HASHDEX NASDAQ ETHEREUM REFERENCE PRICE FUNDO DE ÍNDICEETHE11Nasdaq Ethereum Reference Price82,35%

Os ETFs recebem também o nome de “fundo de índice”, o que ajuda a entender o funcionamento destes ativos. São fundos de investimento cuja estratégia busca acompanhar um índice, ao invés de superá-lo como fazem os fundos tradicionais.

Bitcoin e regulamentação impulsionam ETFs

O setor de criptoativos, sobretudo o bitcoin, foi imensamente beneficiado pela eleição de Donald Trump. O presidente eleito dos Estados Unidos adotou em sua campanha um discurso favorável ao setor, em contraponto às fortes críticas feitas em seu primeiro mandato e pelo seu antecessor, Joe Biden.

“A eleição do Trump, apoiador das criptomoedas, e sua relação direta com Elon Musk, outro ‘criptomaníaco’ fizeram o ativo receber uma capitalização bilionária no último ano”, recorda o especialista em mercado da Star Desk, Felipe Sant´Anna.

Outro fator que pesou foi o avanço de regulamentações favoráveis ao segmento, como a aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) para que fossem operados ETFs de Bitcoin.

Já os outros ativos listados entre as 10 maiores valorizações beneficiaram-se da própria solidez do mercado acionário estadunidense. “A bolsa americana teve uma performance incrível em 2024, sobretudo no segundo semestre”, recorda Sant´Anna.

Hub Manager do ICP Hub Brasil, João Kury destaca outros fundos que não foram listados entre os dez maiores, porém também se destacaram no ano: os ETFs de renda fixa, beneficiados pela alta dos juros no Brasil e nos EUA.

Bom desempenho vai continuar em 2025?

“É difícil prever com certeza se o desempenho dos ETFs de criptoativos de 2024 se repetirá em 2025, mas há indicadores que sugerem potencial continuidade”, diz Kury. “A tendência de adoção institucional e a possibilidade de mais países adotarem políticas favoráveis às criptomoedas podem sustentar ou até aumentar o interesse.”

Diretor de gestão da Hashdex, João Marco Cunha acredita que o futuro é promissor principalmente para os ETFs com menor capitalização, ou seja, com menor valor de mercado. “Eles vinham sofrendo mais com a perseguição empreendida pelo governo americano e, portanto, tendem a se beneficiar mais com a mudança de postura do mesmo”, explica.

Exemplos de ETFs com menor capitalização são aqueles atrelados a um segmento temático específico, como o o DEFI11 (de finanças descentralizadas) ou o WEB311 (de plataformas de smart contracts).

Ao mesmo tempo, os ETFs menos capitalizados são os mais arriscados, “justamente pela alta concentração em tokens de pequena capitalização de mercado, cujos valores possuem um significado componente especulativo”, explica Cunha.

Felipe Sant´Anna, da Star Desk, também espera em um bom desempenho dos ativos cripto, mas acredita que também haverá um forte momento de realização dos lucros, com investidores vendendo seus ativos e consequente queda dos preços.

Por conta desta possível capitalização dos ganhos, Sant’Anna “não aumentaria posição em ETFS que já estivessem em seus topos históricos”.

Como escolher um ETF

Antes de investir em um ativo do segmento, é fundamental entender suas intenções. “Se você busca crescimento, renda, diversificação ou proteção contra inflação, certifique-se de que o ETF corresponda a esses objetivos”, diz Kury.

Outra característica do ETF a ser analisada é sua liquidez. “Verifique se o ETF tem um bom volume de negociação para garantir que você possa comprar e vender suas cotas facilmente”, explica Kury.

Observe ainda a composição do portfólio do fundo, e preste atenção à tendências de mercado que podem impactá-lo. “Faça uma pesquisa completa, considere seu apetite por risco e, para decisões mais complexas, talvez seja útil um consultor financeiro”, segue Kury.

Por fim, não coloque todos seus investimentos em ETFs atrelados a criptomoedas, ações e outros ativos de risco. Busque diversificar e ter sempre uma reserva de emergência em uma aplicação mais segura para evitar ter de vender suas cotas em momentos de baixa.