Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (11) em uma declaração conjunta com a França que apoiam o lançamento de negociações sob a égide da ONU para alcançar um acordo internacional contra a poluição por plástico.

O lançamento das negociações será analisado na 5º Assembleia da ONU sobre o Meio Ambiente, entre 28 de fevereiro e 2 de março em Nairobi.

Desse modo, os Estados Unidos se unem a uma dezena de países e ao conjunto da União Europeia que exigiram em setembro a instauração de um comitê para chegar a um acordo internacional contra a poluição provocada pelas 8,3 bilhões de toneladas de plástico produzidas desde a década de 1950.

“Reconhecendo os aspectos transfronteiriços da poluição por plástico e a importância de reduzir as fontes, Estados Unidos e França apoiam o lançamento de negociações na 5º Assembleia da ONU sobre o Medio Ambiente para um acordo internacional que considere o ciclo de vida dos plásticos”, indicou a declaração de ambos os países.

Em uma cúpula celebrada nesta sexta-feira em Brest, o delegado americano para o clima, John Kerry, celebrou a iniciativa, afirmando que é preciso “um acordo que garanta o nível de ambição mais alto possível”.

Este projeto, proposto em Genebra em setembro por Peru e Ruanda entre outros, deveria incluir obrigações vinculantes e não vinculantes, um apelo aos países para desenvolver e implementar planos de ação nacionais que sejam ambiciosos e favorecer um compromisso sólido para levar em conta todo o ciclo de vida dos plásticos e promover uma economia circular.

Apesar dos progressos na reciclagem ou das proibições de produtos de uso único, o volume de lixo que acaba nos oceanos poderia triplicar até 2040, alertaram os países que impulsionaram esta negociação.