Dezenas de estrelas americanas da música, do cinema e do esporte saudaram a famosa apresentadora americana Oprah Winfrey, em uma noite que contou com a participação de 13 mil fãs na platéia celebrando o fim do “talk-show” que esteve no ar por 25 anos.

O ator Tom Hanks, que apresentou o evento da noite de terça-feira, abriu a festa dizendo à Oprah: “Hoje você está cercada de amor”.

Entre outras personalidades que prestaram homenagens à estrela da TV americana estavam Michael Jordan, considerado um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos, os atores Tom Cruise, Jamie Foxx e Will Smith, os cantores Stevie Wonder, Aretha Franklin, Madonna e Beyoncé, e ainda Maria Shriver, recentemente separada do marido, o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarznegger.

Aos 57 anos, Oprah Winfrey é um dos americanos mais ricos, com uma fortuna avaliada em 2,4 bilhões de dólares, em 2010, segundo a revista Forbes.

Alguns atribuem a ela uma mudança na maneira como as pessoas falam e a popularização do estilo de entrevistas de “confissões”. Suas recomendações sobre livros têm um grande efeito nas vendas.

Seu programa, The Oprah Winfrey Show, foi ao ar pela primeira vez no dia 8 de setembro de 1986 no canal ABC. O último programa, de número 4.561, vai ao ar nesta quarta-feira e será transmitido para cerca de 40 milhões de pessoas nos EUA e em outros 150 países.

No entanto, Oprah não vai sair dos negócios da televisão. No dia 2 de janeiro, lançará seu próprio canal de TV a cabo, chamado “Oprah Winfrey Network”, disponível em 80 milhões de lares americanos.

mso/cel/sh-mvv