07/04/2011 - 3:01
Da Estátua da Liberdade ao Grand Canyon do Colorado, passando pela prisão de Alcatraz, centenas de sítios turísticos americanos correm o risco de fechar suas portas a partir de sábado, se os parlamentares do Congresso não votarem o orçamento de 2011 do Estado federal.
Os grandes parques do oeste do país, como Yellowstone ou Monument Valley, não poderão ser visitados pelo público, informou nesta quinta-feira à AFP David Barna, porta-voz do Serviço nacional de Parques.
Além das reservas, o governo administra o acesso a outros numerosos locais como a Estátua da Liberdade, em Nova York, ou Alcatraz, a prisão situada na baía de San Francisco.
“Esperamos que isso não aconteça mas, se for o caso, fecharemos os 394 Parques nacionais”, declarou Barna.
Neste período do ano, esses locais são frequentados diariamente por 800.000 pessoas, com algumas hospedando-se em hotéis ou acampando. “Teremos que pedir a todos para partir”, precisou o porta-voz.
Barna explicou que a decisão de fechar esses lugares é destinada a prevenir atos de vandalismo e evitar acidentes, uma vez que os ‘rangers’, guardas, ficarão impedidos de vir eventualmente em ajuda das pessoas em perigo.
Pelo menos 17.000 funcionários dos parques nacionais podem ficar em desemprego técnico, com apenas 2.000 garantindo a segurança. Outros 15 mil assalariados de empresas terceirizadas (hotéis, etc) estarão, também, em desemprego técnico, segundo Barna, que avaliou os danos financeiros decorrentes para essas atividades em 32 milhões de dólares por dia.
O presidente Barack Obama e os principais líderes do Congresso estão comprometidos numa corrida contra o relógio para obter um compromisso sobre o orçamento de 2011 antes do prazo-limite: sexta-feira, à meia-noite.
bar/sj/sd