12/01/2016 - 22:26
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou, nesta terça-feira, a favor do endurecimento das sanções americanas contra a Coreia do Norte para penalizar o país asiático por seu quarto teste nuclear.
O texto ainda precisa ser debatido pelo Senado.
O projeto de lei estava parado na Câmara desde fevereiro do ano passado, mas foi aprovado com ampla maioria de 418 votos contra 2, após o anúncio feito pela Coreia do Norte, no último sábado, de um bem-sucedido teste de bomba de hidrogênio.
As novas medidas “farão uso de pressões financeiras e econômicas para isolar Kim Jong-un e seus oficiais de alto escalão dos ativos que têm em bancos estrangeiros, e das reservas monetárias que ajudam-nos a manter o poder”, explicou o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores, o republicano Ed Royce, que patrocina a iniciativa parlamentar.
“No âmbito desse projeto de lei, quem lava dinheiro, falsifica mercadorias, contrabandeia e trafica drogas será alvo de sanções significativas”, declarou Royce.
O novo arsenal de medidas busca ampliar as sanções americanas contra as empresas estrangeiras que ajudam a Coreia do Norte a adquirir armas de destruição em massa, insumos militares, ou produtos de luxo, importados pela classe dominante.
O chefe da maioria republicana no Senado, Mitch McConnel, disse que seus colegas vão estudar um projeto similar em breve, sem especificar uma data.