04/01/2011 - 3:22
Os dirigentes do banco central americano, o Federal Reserve (Fed), preocupam-se com “eventuais repercussões” da crise europeia na economia americana, segundo as atas da última reunião sobre política monetária do BC, publicadas nesta terça-feira.
Entre as ameaças que afetariam a reativação, os governadores do Fed citam “eventuais repercussões econômicas e financeiras, caso os problemas relacionados com os bancos e com a dívida dos Estados da Europa piorarem”, indicam as atas da reunião do Comitê de Política Monetária do Fed de 14 de dezembro.
Vários governadores do Fed ressaltaram na reunião que “as tensões nos mercados se intensificaram na Europa (…) a ponto de tornar necessário um programa de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional à Irlanda” e que “a atenção dos mercados se orientou claramente em direção aos outros países europeus depois que ela foi anunciada”.
mj/sl/sd/ma