10/01/2026 - 19:48
Bombardeios são nova rodada de retaliação contra Estado Islâmico, após ataque que matou três americanos em dezembro em território sírio.Os Estados Unidos e forças aliadas anunciaram neste sábado (10/01) que lançaram uma série de ataques em grande escala contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria , uma nova retaliação como resposta a um ataque mês passado que matou três americanos naquele país.
Em 13 de dezembro, dois soldados americanos e um intérprete civil foram mortos em uma emboscada que teria sido realizada pelo Estado Islâmico em Palmira , um sítio arqueológico histórico que já foi controlado pelos combatentes jihadistas
“Os ataques de hoje alvejaram o Estado Islâmico em toda a Síria” e fizeram parte da Operação Hawkeye, lançada “em resposta direta ao ataque fatal do Estado Islâmico contra forças americanas e sírias em Palmira”, afirmou o Comando Central dos EUA.
Primeira rodada foi em dezembro
Os Estados Unidos e a Jordânia realizaram uma rodada anterior de ataques aéreos como parte da mesma operação no mês passado, atingindo cerca de 70 alvos do EI.
O ataque contra americanos em Palmira foi o primeiro incidente desse tipo desde a queda do líder sírio Bashar al-Assad em dezembro de 2024.
Os militares americanos estavam apoiando a Operação Inherent Resolve, uma coalizão internacional para combater o Estado Islâmico, que havia conquistado grandes áreas do território sírio e iraquiano em 2014.
Embora os jihadistas tenham sido derrotados pelas forças terrestres locais, apoiadas por ataques aéreos internacionais, o Estado Islâmico ainda mantém presença na Síria, particularmente em seu vasto deserto.
md (EFE, AFP)
