29/04/2020 - 10:30
A fabricante de alimentos Mondelez International, dos Estados Unidos, obteve lucro de US$ 753 milhões, ou US$ 0,52 por ação, no primeiro trimestre deste ano, informou a companhia nesta terça-feira (28). O resultado representa queda de 17,6% ante igual período do ano passado, quando o lucro foi de US$ 914 milhões, ou US$ 0,63 por ação.
Em termos ajustados, a Mondelez teve lucro de US$ 0,69 por ação. A receita líquida cresceu 2,6%, para US$ 6,71 bilhões. Analistas esperavam lucro ajustado de US$ 0,66 por ação e receita de US$ 6,62 bilhões.
A fabricante dos biscoitos Oreo e de outros snacks disse que o aumento da receita está relacionado à pandemia de covid-19, que provocou uma corrida aos supermercados principalmente na Europa e nos EUA e levou muitos consumidores a estocar alimentos. Segundo a Mondelez, a demanda foi mais fraca em mercados emergentes.
Empresas de alimentos estão se esforçando para atender à maior demanda em muitos mercados, num momento em que consumidores se ajustam a medidas de distanciamento social que resultaram no fechamento de restaurantes e exigiram mais refeições em casa.
As vendas orgânicas, que excluem o efeito de flutuações cambiais, fusões e vendas de ativos, aumentaram 6,4% no primeiro trimestre na comparação com igual período do ano passado. Na América do Norte, essas vendas cresceram 13%, enquanto na Europa houve aumento de 4%. Na região que abrange Ásia, Oriente Médio e África, o crescimento foi de 2%.
“No último mês do trimestre, vimos um aumento significativo da demanda do consumidor por nossos snacks nos mercados desenvolvidos, principalmente na América do Norte”, disse o CEO da Mondelez, Dirk Van de Put. Esses ganhos, segundo ele, compensaram “um ambiente mais difícil em vários mercados emergentes”.
A empresa cancelou seu guidance para o ano, citando incertezas geradas pela pandemia. Fonte: Dow Jones Newswires.