O governo dos Estados Unidos lançou, na última quarta-feira (16), um programa de recompensas de até US$ 5 milhões por informações sobre o paradeiro de ativos de oligarcas russos. Segundo o USA Today, a ideia da iniciativa é levar à apreensão de bens roubados ligados à Rússia ou outros governos estrangeiros.

A iniciativa fortalece as sanções econômicas impostas por países ocidentais contra a Rússia devido à invasão sobre a Ucrânia. Alguns países europeus, como a Alemanha, já apreenderam iates de oligarcas russos que financiam o Kremlin.

+ Alemanha fecha acordo de energia com Catar para reduzir dependência da Rússia
+ Autoridade chinesa diz que sanções à Rússia estão cada vez mais ‘ultrajantes’

O Programa de Recompensas de Recuperação de Ativos, no entanto, foi aprovado pelo Congresso dos EUA antes da guerra na Ucrânia, mas lançado oficialmente apenas nesta semana pelo governo.

Para ganhar a recompensa, o informante precisa fornecer dados que levem à retenção, apreensão, confisco ou repatriação dos ativos roubados “ligados à corrupção de governos estrangeiros”.

Os ativos podem incluir qualquer objeto de valor: imóveis, obras de arte, joias, participações financeiras e iates.

Para facilitar a cooperação internacional e pressionar a economia russa, os EUA também divulgaram nesta semana a Força-Tarefa Multilateral Oligarcas Russos. O objetivo é localizar alvos e ativos russos em parceria com Austrália, Canadá, Alemanha, Itália, França, Japão, Reino Unido e União Europeia.