O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu um processo contra a Fiat Chrysler Automobiles e alegou que a montadora usou um software ilegal para trapacear em testes de emissões do governo. A medida representa uma escalada na disputa sobre os motores a diesel da empresa.

Em um processo civil apresentado nesta terça-feira em um tribunal federal de Detroit, promotores dos EUA disseram que a montadora ítalo-americana usou um software que trapaceava, o qual permitiu que quase 104 mil modelos Jeep Grand Cherokee e picapes Ram com motores a diesel fossem aprovados em testes de emissão e então poluíssem bem acima dos limites legais nas ruas.

O processo também apontou como réu a VM Motori, companhia controlada pela Fiat que desenhou os motores a diesel. A Fiat disse estar “desapontada” após o Departamento de Justiça apresentar o processo e que pretende se defender. A companhia sustenta que não se envolveu em qualquer esquema deliberado para instalar dispositivos para trapacear em testes de emissão de poluentes no país. Fonte: Dow Jones Newswires.