O Departamento do Comércio dos EUA revisou para baixo as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) desde 2007, indicando que a recessão no país foi mais profunda do que havia sido calculado. Os novos números mostram que, entre o quarto trimestre de 2007 e o segundo trimestre de 2009, o PIB real norte-americano declinou à taxa média anual de 2,8%. Anteriormente, essa estimativa era de contração de 2,5%.

 

A revisão em baixa dos dados dos últimos três anos mostrou que a saída da economia dos EUA da profunda recessão foi mais fraca que o estimado anteriormente. No último trimestre de 2009, por exemplo, o PIB dos EUA cresceu à taxa anualizada de 5,0%, à medida que os gastos dos consumidores aumentaram menos que o previsto. A estimativa anterior para o PIB no quarto trimestre de 2009 era de crescimento de 5,6%.

 

Em todo o ano de 2009, o governo dos EUA informou que a economia teve contração de 2,6%, em comparação com a estimativa anterior de contração de 2,4%. Em 2008, o PIB ficou estável, em vez de ter crescido 0,4% como previsto antes. A expansão da maior economia do mundo em 2007 foi revisada para 1,9%, de 2,1%. As informações são da Dow Jones.

2º trimestre de 2010

No segundo trimestre deste ano, o PIB dos Estados Unidos subiu 2,4%em taxa anualizada e ajustada sazonalmente. O resultado veio levemente abaixo da estimativa dos economistas, que era de alta de 2,5%. O número mostra que a economia dos Estados Unidos se desacelerou no segundo trimestre deste ano.

Os gastos dos consumidores norte-americanos – um motor fundamental para a economia dos EUA, responsável por mais de dois terços da economia do país – teve uma contribuição menor no segundo trimestre. O gasto dos consumidores subiram 1,6% no período, depois de terem crescido 1,9% nos três primeiros meses deste ano. Já o gasto das empresas com equipamentos e software continuou crescendo e apresentou alta de 21,9% no segundo trimestre, em comparação com o aumento de 20,4% registrado no primeiro trimestre. As informações são da Dow Jones.

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Leia mais:

> PIB dos EUA sobe 2,4% no 2º trimestre
> Wall Street abre em baixa: Dow Jones -0,75%, Nasdaq -1,10%