Na noite desta quinta-feira, 10, o CEO da Tesla, Elon Musk, promoveu um evento chamado de “We Robot” (Nós, Robô) para apresentar o robô-taxi autônomo Cybercab, cuja produção deve iniciar em 2026 e sairá por US$ 30 mil. Além disso, o bilionário exibiu também a Robovan, um veículo elétrico capaz de transportar até 20 pessoas.

No entanto, as novidades não agradaram investidores que se queixaram da falta de detalhes sobre como ele vai colocar em prática os lançamentos, além de informações técnicas e de regulamentação.

“Sou um acionista e estou bastante decepcionado. Acho que o mercado queria prazos mais definitivos”, disse o corretor de ações Dennis Dick, da Triple D Trading. “Acho que ele não falou muito sobre nada.”

+ Musk apresenta robotáxi da Tesla e promete que chegará ao mercado em 2027

O robotaxi da Tesla é exibido em um evento de inauguração em Los Angeles, Califórnia, EUA, em 10 de outubro de 2024 – Crédito: imagem estática tirada do vídeo de apresentação

O evento “decepcionou as expectativas em diversas áreas: falta de dados sobre a taxa de mudança em FSD (Full Self-Driving)/tecnologia, economia de compartilhamento de viagens e estratégia de entrada no mercado”, escreveram analistas do Morgan Stanley, em nota divulgada pela CNBC.

E acrescentaram: “ficamos desapontados no geral com o material e os detalhes da apresentação. Como tal, prevemos que a TSLA (as ações da Tesla) estarão sob pressão após o evento”.

De fato, as ações da Tesla apresentavam queda de 7,9% às 12h desta sexta-feira, 11.

Regulamentação

Analistas do setor disseram que o uso de carro sem motorista pode levar anos para ser liberado totalmente pelas autoridades, especialmente devido à garantia de segurança e confiabilidade. As primeiras frotas já sofreram acidentes, alguns graves, incluindo atropelamentos.

Segundo os especialistas, a tecnologia atual ainda tem dificuldade em responder a cenários adversos incluindo condições desfavoráveis de clima, cruzamentos complexos e comportamento imprevisível de pedestres.

“Ainda restam muitas dúvidas sobre como isso será alcançado do ponto de vista prático”, disse Jessica Caldwell, diretora do site de pesquisa e compra de carros Edmunds, sobre os veículos autônomos apresentados por Musk.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação:

Com informações da Reuters*