Pela primeira vez, a aeronave elétrica VX4, encomenda da Vertical Aerospace pela Gol, levantou voo nesta semana, no Reino Unido. Engenheiros e técnicos assistiram enquanto o piloto-chefe de testes Justin Paines assumiu os controles para a decolagem inaugural, que teve os oito conjuntos de hélices aerodinâmicas levantando a aeronave do solo.

A Vertical Aerospace recebeu aprovação regulatória na forma de uma “Permissão para Voar” da Autoridade de Aviação Civil (CAA) após demonstrar que o teste poderia ser realizado com segurança. A licença e os resultados positivos dos primeiros testes permitem que as equipes da Vertical avancem a missão de certificar o VX4 até 2025, quando a Gol pretende começar a operar com a aeronave.

“Este teste representou o culminar de muitos meses de preparação por uma equipe enorme e estar no controle do VX4 pela primeira vez foi uma honra e um momento de orgulho para todos nós”, disse Paines, em nota da Vertical Aerospace.

Latam lidera mercado em agosto com 40% de participação, seguida de Gol e Azul

A aeronave transporta o piloto e quatro passageiros e tem alcance de até 100 milhas e capacidade de velocidade máxima de 200 milhas por hora. A empresa já recebeu mais de 1.400 pré-encomendas de companhias aéreas, operadoras, locadoras e grupos turísticos, incluindo Virgin Atlantic, American Airlines, Japan Airlines e Air Asia, e anunciou recentemente que a American Airlines encomendou 50 unidades do VX4.

“É um salto gigantesco para a aviação britânica. Por mais de 100 anos, o Reino Unido tem sido líder global em aviação e hoje, no século 21, a Grã-Bretanha está liderando o mundo no desenvolvimento de aeronaves com zero carbono”, disse Stephen Fitzpatrick, fundador e CEO da Vertical.

Veja como é o eVTOL VX4: