O ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola receberá o prêmio de “Economista do Ano” de 2014. A contagem de votos foi concluída na tarde desta segunda-feira 30, na sede da Ordem dos Economistas do Brasil, em São Paulo.

Loyola venceu a disputa com 47,1% dos votos dos associados da entidade. Os economistas Raul Velloso e Mansueto Almeida completavam a lista tríplice dos finalistas. “Os economistas reconheceram o trabalho que o Loyola vem desenvolvendo ao longo desses anos”, diz Manuel Enriquez Garcia (conhecido como professor Manolo), presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.

Doutor em economia pela EPGE-FGV, Loyola foi presidente do Banco Central duas vezes: entre 1992 e 1993 e entre 1995 e 1997. Ficou conhecido por ter sido uma dos mentores do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), que recuperou bancos com problemas de caixa. Atualmente, o economista é sócio da Tendências Consultoria e participa de conselhos de administração de empresas no País e no Exterior. A entrega do prêmio será realizada no dia 11 de agosto, em São Paulo.