04/05/2023 - 6:46
O ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, voltou atrás em seu endosso anterior de Elon Musk como a escolha certa para liderar a empresa, falando contra o bilionário que, nos últimos seis meses, liderou o Twitter em uma série de crises autoinfligidas.
Questionado no Bluesky, o novo empreendimento de mídia social semelhante ao Twitter de Dorsey, se ele acreditava que Musk tem sido o melhor administrador possível do Twitter, Dorsey disse categoricamente: “Não”.
+ Usuários buscam alternativas ao Twitter de Musk
Dorsey acrescentou que Musk “deveria ter desistido” de adquirir o Twitter por US$ 44 bilhões e culpou o conselho do Twitter por tentar obrigar Musk a seguir com o acordo, apesar das tentativas de Musk de desistir da compra no ano passado.
“Tudo foi para o sul”, disse Dorsey. “Mas aconteceu e tudo o que podemos fazer agora é construir algo para evitar que isso aconteça novamente.”
Sob Musk, o Twitter cortou a maior parte de sua equipe, sofreu frequentes interrupções de serviço e fez uma série de mudanças controversas em suas políticas e recursos, incluindo uma decisão recente de remover cheques azuis de usuários VIP que não pagam para serem verificados.
As reflexões de Dorsey, delineadas nas postagens do Bluesky analisadas pela CNN, destacam a crescente desilusão do fundador do Twitter com Musk. Eles também vêm depois de inúmeras trocas nos últimos meses, em que Dorsey questionou publicamente algumas das tomadas de decisão de Musk.
Um ano atrás, Dorsey foi rápido em elogiar Musk. Quando o acordo de Musk para comprar o Twitter foi anunciado pela primeira vez, Dorsey disse que, desde que o Twitter fosse propriedade de uma única pessoa ou empresa, “Elon é a solução única em que confio”.
“Confio em sua missão de estender a luz da consciência”, proclamou Dorsey na época.
Dorsey também transferiu suas mais de 18 milhões de ações do Twitter (uma participação de aproximadamente 2,4%) para a nova empresa de propriedade de Musk como um investidor de capital, em vez de receber um pagamento em dinheiro, de acordo com um registro de valores mobiliários após a conclusão do negócio.
Agora, porém, Dorsey parece acreditar que Musk foi uma escolha imperfeita. Confrontado com críticas de outros usuários do Bluesky de que o Twitter poderia ter seguido em uma direção diferente, Dorsey argumentou que não havia nada que impedisse alguém de superar Musk.
“Se Elon ou qualquer um quisesse comprar a empresa, tudo o que precisavam fazer era definir um preço que o conselho considerasse melhor do que o que a empresa poderia fazer independentemente”, disse ele. “Isso é verdade para todas as empresas públicas.”
Questionado se sentia alguma responsabilidade pelo papel que desempenhou na transação, Dorsey, que atuou no conselho do Twitter na época, disse que não foi a única pessoa que autorizou o negócio e que a “única alternativa” do Twitter a Musk era uma aquisição por “fundos de hedge e ativistas de Wall Street.”
“A empresa nunca teria sobrevivido como uma empresa de capital aberto”, afirmou Dorsey, acrescentando: “Gostaria que fosse diferente”, mas algumas das iniciativas de receita do Twitter antes da aquisição de Musk “não teriam importância devido à virada do mercado”.