Na terça-feira 25, um novo executivo da Intel, a maior fabricante de chips do mundo, foi anunciado ao mercado. Seu estilo não traz a solenidade dos altos diretores da companhia. Sua imagem, aliás, contrasta radicalmente com a figura de um homem de negócios. E foi justamente por isso que ele foi contratado.

Will.i.am (a grafia é assim mesmo), um dos líderes da banda pop americana Black Eyed Peas, é desde a semana passada o novo diretor de inovação da Intel. A decisão causou surpresa: o que a companhia deseja com a medida? Será pura jogada de marketing? Will.i.am, que prima pela irreverência, terá metas a cumprir, como os demais executivos da empresa? 

 

100.jpg
Will.i.am: Cantor da banda americana terá a incumbência de estimular a inovação   

A Intel diz que o artista ajudará na definição de como a música e outros conteúdos multimídias serão usados em smartphones e tablets equipados com seus chips. “É imperativo que a Intel seja mantida à frente da cultura jovem global, que acolhe novos aparelhos e formas diferentes de comunicação”, disse Deborah Conrad, chefe de marketing da Intel.

Ainda não se sabe ao certo como Will.i.am será realmente aproveitado.  O que fica claro com a contratação do cantor é que a Intel aposta num ritmo novo para chacoalhar as áreas de smart-phones e tablets, nas quais seus instrumentos de negócios desafinam. Para dar uma ideia do desafio, a companhia, que reina no mercado de computadores de mesa, apresentou há poucas semanas os primeiros tablets equipados com seus chips, enquanto o ingresso na área de smartphones é prometido para este ano. 

A estratégia de ter um ídolo pop como diretor, no entanto, é arriscada. “A Intel sempre foi reconhecida pela inovação de seus lançamentos. Ela nunca precisou de um personagem para ressaltar seu papel de vanguarda”, diz Jaime Troiano, sócio do Grupo Troiano de Branding e especialista em construção de marcas. A Intel não está sozinha nesse tipo de experiência. No começo do ano passado, por exemplo, a cantora Lady Gaga foi contratada como diretora de criação da Polaroid, fabricante de câmeras fotográficas.